Arcar com os custos da conta de energia pode ser um desafio para milhares de brasileiros. Recentemente, um anúncio realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) gerou frustração entre os consumidores. De acordo com o comunicado, a conta de luz poderá sofrer um importante reajuste nos próximo dias.
Nesta semana, a agência autorizou a liberação da Amazonas Energia de realizar o cumprimento de uma série de obrigações e pagamentos. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida foi tomada com o objetivo de salvar a empresa da crise financeira existente atualmente.
No entanto, com a liberação a empresa poderá deixar de pagar uma série de tributos. Além disso, ela deverá receber uma série de incentivos. A estimativa é de que a medida tenha um impacto de R$ 451 milhões. Parte desse valor poderá ser repassado diretamente para os consumidores, gerando um aumento nos custos da energia elétrica.
Por enquanto, ainda não foi definido como o repasse poderá ser realizado. Porém, os consumidores devem ficar atentos e realizar a economia de energia para não terem surpresas na hora de receber a conta.
Programa disponibiliza desconto na conta de luz:
- Atualmente, uma importante iniciativa do Governo Federal está disponível para os cidadãos;
- Se trata do programa da Tarifa Social que permite um desconto de até 65% no valor pago mensalmente com a conta de energia;
- O programa está disponível para os cidadãos brasileiros que possuem baixa renda;
- Por isso, para ter acesso aos descontos é preciso que o cidadão esteja devidamente cadastrado no CadÚnico do Governo Federal;
- Esse cadastro pode ser realizado em uma unidade do CRAS;
- O desconto final que será oferecido varia de acordo com o consumo mensal;
- Mas, quanto menor o consumo, maior o abatimento liberado na conta de luz.
Confira outras informações sobre o programa da Tarifa Social neste link.