A Receita Federal vai começar a realizar os pagamentos do 4º lote de restituição do Imposto de Renda na sexta-feira (30). O valor total, que chega a R$ 6,87 bilhões, será distribuído para mais de 4,1 milhões de contribuintes em todo o país. Quer saber se você está entre os beneficiados? Confira abaixo como consultar.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.
Quem recebeo 4º lote da restituição do Imposto de Renda?
Neste quarto lote da restituição do Imposto de Renda, a Receita privilegiou alguns grupos, como idosos, pessoas com deficiência, professores e moradores do Rio Grande do Sul. Além disso, foram contempladas restituições de anos anteriores que estavam retidas na malha fina. Confira a divisão completa do lote:
- Idosos: 15.077 com 80 anos ou mais e 84.659 entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência ou doença grave: 7.168;
- Professores: 27.372;
- Moradores do Rio Grande do Sul: 47.238;
- Quem usou a declaração pré-preenchida ou optou pelo Pix: 261.019;
- Demais contribuintes: 4.904.908.
Como consultar a restituição?
Para saber se você está dentro deste quarto lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda, é possível realizar a sua consulta seguindo este passo a passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.
Caso você tenha ficado de fora deste lote, você receberá no quinto e último lote da restituição, que será pago no dia 30 de setembro.