Caiu no golpe do Bolsa Família? saiba como ir atrás do seu pagamento após transferência indevida

Um novo golpe envolvendo o Bolsa Família tem assustado diversos beneficiários do programa social. Nas últimas semanas, os relatos de transferências indevidas do saldo de pagamento do benefício tem aumentado no Brasil. O golpe, que está sendo aplicado em diversos estados, vem gerando um grande prejuízo financeiro.

Caiu no golpe do Bolsa Família? saiba como ir atrás do seu pagamento após transferência indevida. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o golpe acontece depois que o cidadão tem o benefício creditado em sua conta. Após a liberação do pagamento, o valor depositado é transferido para outra conta bancária sem a autorização do beneficiário.

Inicalmente, a suspeita é de que o golpe aconteça por meio de um vírus que é instalado indevidamente nos celulares dos beneficiários. Segundo a Polícia Federal, a instalação pode acabar sendo realizada no momento em que o cidadão clica em algum link que libera o acesso do celular para o vírus. 

Saiba o que fazer caso tenha caído no golpe do Bolsa Família:

  • Em um comunicado enviado nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), foram definidas orientações para o cidadão;
  • A primeira recomendação é de que ele não clique em links enviados por SMS falando sobre o programa social;
  • O ministério reforça que esse não é um formato oficial de contato utilizado pelo órgão federal;
  • Além disso, caso os beneficiáriso já tenham sido prejudicados, eles deverão contestar as transferências realizadas sem a sua autorização;
  • Para tal, será preciso comparecer presencialmente até uma agência da Caixa Econômica Federal; 
  • Ele deverá ir até o local com o CPF e outro documento de identificação oficial;
  • Outra opção é realizar o procedimento por meio do aplicativo do Caixa Tem;
  • Para tal, ele deverá acessar a plataforma e clicar no ícone de ajustes;
  • Depois, será preciso ir até a opção minha conta e clicar em contestar transação; 
  • Nesse caso, a análise é realizada em até 10 dias úteis;
  • Por fim, a última opção é entrar em contato com o SAC da Caixa que está disponível no telefone 0800 726 0101;
  • Também é recomendado que as famílias registrem um Boletim de Ocorrência. 

Confira outras informações sobre os benefícios do Bolsa Família neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.