FGTS antecipado: entenda como funciona o saque fora de época e quais os riscos

Existe a possibilidade do trabalhador antecipar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), em uma espécie de empréstimo consignado. Essa opção não é válida para todas as modalidades de saque do Fundo de Garantia, apenas para o saque-aniversário. 

fgts
FGTS antecipado: entenda como funciona o saque fora de época e quais os riscos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O saque-aniversário do FGTS é uma opção contrária ao saque-recisão. Sem ser antecipado, essa modalidade permite que o trabalhador receba de 5% a 50% do saldo disponível na sua conta do Fundo de Garantia uma vez por ano. 

Como pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS?

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e a empresa Zetta, mostrou que 45% dos trabalhadores optam por fazer antecipação do saque-aniversário do FGTS para pagar dívidas que estão atrasadas.

Os dados também mostraram que mais de 60% dos entrevistados concordam que as taxas do empréstimo com FGTS são menores se comparadas a outras modalidades, como crédito pessoal.

A mesma pesquisa ainda informou que 70% dos entrevistados acreditam que não ter uma parcela mensal para pagamento do empréstimo é um dos atrativos dessa modalidade de crédito.

Tudo porque, a antecipação do FGTS funciona da seguinte forma:

  • O trabalhador que já está dentro da modalidade de saque-aniversário solicita a antecipação do FGTS;
  • De uma única vez ele recebe o valor que seria pago em anos por essa modalidade, podendo antecipar de 3 a 12 anos;
  • Há aplicação de juros que diminuem a quantia original;
  • O pagamento deste empréstimo é feito com o desconto da parcela do saque-aniversário pelo banco. Ou seja, o banco recebe no lugar do trabalhador.

Quanto é possível antecipar do FGTS pelo saque-aniversário?

O valor a ser recebido na antecipação do FGTS vai depender de dois fatores: qual o atual saldo na conta do trabalhador, e qual banco será usado para o empréstimo. 

Há bancos que permitem a antecipação de até 12 anos, mas é preciso entender que quanto mais anos antecipados, maior será os juros e o valor a ser cobrado. 

Enquanto o contrato de empréstimo não for quitado, um valor X de saldo do FGTS fica bloqueado para o pagamento das parcelas ao banco. 

Para calcular o banco vai usar a seguinte tabela que indica quanto é possível receber pelo saque-aniversário por ano:

Limite das faixas de saldo (em R$) Alíquota Parcela Adicional (em R$)
Até 500,00 50,0%
De 500,01 até 1.000,00 40,0% 50,00
De 1.000,01 até 5.000,00 30,0% 150,00
De 5.000,01 até 10.000,00 20,0% 650,00
De 10000,01 até 15.000,00 15,0% 1150,00
De 15.000,01 até 20.000,00 10,0% 1.900,00
Acima de 20.000,01   5,0% 2.900,00

Pedido de empréstimo do saque-aniversário do FGTS

Hoje, para conseguir a antecipação do Fundo de Garantia o trabalhador deve autorizar que o banco consulte o seu saldo. Após a consulta a instituição vai simular quanto aquele cidadão tem direito de receber.

O pedido do empréstimo é feito ao banco, mas a autorização no App do FGTS é obrigatória. 

  • Acessar o App do FGTS e fazer login;
  • Clicar no card “Autorizar banco a consultar meu saldo”;
  • Escolher a opção “Saque-aniversário”;
  • Agora, digitar o nome do banco que poderá consultar seu saldo e confirmar;
  • Feito isso, a contratação do empréstimo acontece no próprio banco. 

Normalmente, o pedido é feito pelo App do banco na opção “Empréstimo”, mas também pode acontecer em conversa direta com o gerente ou funcionário. 

Riscos de pedir a antecipação do FGTS

Como qualquer operação, existem riscos ao pedir a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Segundo o Mapa Serasa Crédito, levantamento mensal que estuda o cenário de crédito no Brasil, os brasileiros usaram o empréstimo do FGTS para pagar contas do dia a dia.

No entanto, a longo prazo essa pode não ser a melhor opção para o pagamento de débitos diários. As contrapartidas à contratação são:

  • O valor do contrato do empréstimo fica bloqueado no Fundo de Garantia até que haja o pagamento total;
  • Quanto mais empréstimos forem feitos, menor será o saldo disponível na conta;
  • Na demissão sem justa causa o cidadão perde direito de receber o saque-recisão, porque essa é uma regra do saque-aniversário. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com