Com o aumento das temperaturas e o aumento no consumo de energia, a conta de luz tem sido uma preocupação para muitos brasileiros. Mas há uma boa notícia para os idosos: existem programas e iniciativas que oferecem descontos e benefícios para ajudar a aliviar esse custo.
Diversas empresas de energia elétrica, em parceria com governos estaduais e federal, têm implementado programas de tarifa social e descontos para idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Esses programas têm o objetivo de garantir o acesso à energia elétrica para aqueles que mais precisam.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a conta de luz, confira.
Como ter acesso?
- CadÚnico: o primeiro passo para ter acesso a esses benefícios é realizar o cadastro no CadÚnico, fundamental para que o governo possa identificar as famílias de baixa renda e direcionar os benefícios de forma mais precisa;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada): idosos que recebem o BPC, um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que comprovem não ter condições de se manter ou de ter alguém que o mantenha, têm direito a descontos na conta de luz;
- Programas estaduais: alguns estados oferecem programas específicos para idosos, com descontos e benefícios adicionais. É importante consultar a distribuidora de energia da sua região para obter informações sobre os programas disponíveis.
Quais os requisitos para ter direito aos descontos?
Os requisitos podem variar de acordo com o programa e a distribuidora de energia, mas geralmente incluem:
- Ter 65 anos ou mais;
- Ter uma renda familiar abaixo de um determinado valor, que varia de acordo com o programa;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Receber algum benefício social, como o BPC.
Como solicitar os descontos?
Para solicitar os descontos, o idoso ou seu responsável legal deve entrar em contato com a distribuidora de energia da sua região. É importante apresentar os documentos necessários, como comprovante de renda, documento de identidade e comprovante de endereço.