Beneficiários do Bolsa Família em Pernambuco estão ansiosos pela primeira parcela do 13º salário, que começou a ser paga no último dia 19. No entanto, algumas famílias podem ficar de fora desse benefício extra. Para evitar frustrações, é importante entender as regras e os critérios estabelecidos pelo governo estadual.
Pois, nem todos os beneficiários do Bolsa Família terão direito ao 13º salário. Para receber essa parcela extra, é preciso atender a alguns requisitos:
- Período de recebimento: é necessário ter recebido o benefício do Bolsa Família por, pelo menos, seis meses em 2023, de forma intercalada ou consecutiva;
- CadÚnico: a família precisa estar inscrita no CadÚnico com todos os dados atualizados e corretos.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
Pente-fino no Bolsa Família
A revisão dos cadastros do Bolsa Família, que resultou em um atraso de seis meses no pagamento, foi fundamental para identificar beneficiários irregulares e garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa. Graças a essa medida, o governo estadual conseguiu economizar milhões de reais, que serão reinvestidos em outras ações sociais.
Calendário do 13º do Bolsa Família
- NIS final 1: 19 de agosto;
- NIS final 2: 20 de agosto;
- NIS final 3: 21 de agosto;
- NIS final 4: 22 de agosto;
- NIS final 5: 23 de agosto;
- NIS final 6: 26 de agosto;
- NIS final 7: 27 de agosto;
- NIS final 8: 28 de agosto;
- NIS final 9: 29 de agosto;
- NIS final 0: 30 de agosto.
O pagamento deste benefício do Bolsa Família foi criado em 2019 e deveria ser feito para mais de 1,6 milhão de famílias, porém, as fraudes foram identificadas em, ao menos, 600 mil cadastros. Assim, estes beneficiários que tiveram irregularidades identificadas, não irão receber a parcela extra em agosto.