Carne MAIS barata e churrasco liberado: Lula cumpre promessa para o seu eleitorado

Os termos carne e churrasco foram muito recorrentes durante a campanha presidencial de 2022. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na época candidato, prometeu que aplicaria políticas que barateassem a carne bovina, e os números mostram que ele cumpriu a promessa. 

churrasco lula
Carne MAIS barata e churrasco liberado: Lula cumpre promessa para o seu eleitorado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em julho deste ano a Agência de Notícias do Governo Federal já havia publicado uma matéria informando sobre a queda no preço da carne. Na comparação com o final de 2023, o valor da carne foi reduzido em pelo menos 2,89%. 

Durante a campanha eleitoral, em 2022, o presidente Lula fez um discurso que viralizou. Ele disse que o povo brasileiro voltaria a “comer picanha e tomar cervejinha“, prometendo indiretamente que criaria propostas para baratear esses produtos. 

Ao participar do programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha no último dia 16 de agosto, o presidente afirmou que sua promessa se cumpriu. Ele relembrou que prometeu a carne nobre para os brasileiros, e disse que agora vê o seus planos se realizando. 

Compare o preço da picanha durante o processo eleitoral com o preço atual, e você verá que caiu de forma extraordinária. Isso ocorre porque é um direito do povo ter acesso a esses bens“, informou o presidente durante a entrevista. 

Queda no valor da carne bovina 

De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC-A) divulgados em julho, a redução de preço da carne bovina acumulada em 12 meses foi de 6,48%. No mês de junho deste ano, a queda foi de 0,47% em relação a maio.

A pesquisa também mostrou que as cidades que registraram queda na inflação das carnes frescas em junho deste ano, o melhor resultado foi o de Belém, com (-)2,69%.

Nos seis meses deste ano, a campeã foi Rio de Janeiro, com (-)5,11. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a maior queda se deu em Salvador, com (-)10,83%.

Para o governo federal, o que explica essa redução é a oferta no país. Os dados mostram que foram produzidas 8,91 milhões de toneladas de carne bovina em 2023, 11,2% a mais que em 2022. E que, o excedente foi direcionado para consumo interno, e não para exportação.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com