Cortes no orçamento do BPC: entenda quem será prejudicado nos próximos dias

O Ministério da Previdência Social estima que 1 milhão de pessoas vão perder o acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada). São titulares que já não atendem mais aos critérios para receber o auxílio social, e que ocupam R$ 17 bilhões do orçamento do governo. 

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Cortes no orçamento do BPC: entenda quem será prejudicado nos próximos dias
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O corte de despesas que vai atingir o BPC faz parte de um plano do governo, orquestrado pelo Ministério da Fazenda, a fim de diminuir as despesas obrigatórias. Assim como aconteceu com o Bolsa Família no ano passado, dessa vez são os inscritos no BPC que serão averiguados. 

Podem ter acesso ao benefício que é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os idosos com mais de 65 anos ou as pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que esteja no Cadastro Único. Ainda é preciso ter renda familiar de até 25% do salário mínimo por pessoa. 

Caso não atenda a essas regras, o cidadão vai ter seu benefício bloqueado até que consiga provar que continua tendo direito ao benefício. Caso a comprovação não aconteça, ele perde o salário de forma definitiva. 

Quem pode ter o BPC cortado?

De acordo com as regras divulgadas pelo governo, o corte no BPC pode atingir os inscritos no programa que:

  • Estão com os dados desatualizados no Cadastro Único há mais de 48 meses (4 anos);
  • Não estão inscritos no Cadastro Único. 

Além disso, o INSS, o Ministério do Desenvolvimento Social e da Previdência vão realizar o cruzamento de dados públicos em busca de verificar se há algum erro nas informações sobre o cidadão. 

Como evitar que o BPC seja cortado?

Não é preciso comparecer até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ou até a unidade do INSS se não for convocado.

As mensagens de convocação estão sendo encaminhadas por: SMS, e-mail, correspondência no endereço cadastrado, pelo Meu INSS ou no extrato bancário.  

Para evitar que o BPC seja cortado o titular ou seu representante legal deve:

  • Responder a convocação do INSS dentro do prazo(de 45 a 90 dias);
  • Comprovar de forma documentada que tem direito de receber o benefício;
  • Atualizar seus dados no Cadastro Único. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com