Pente-fino no BPC foi reforçado: saiba como regularizar seu cadastro

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está intensificando a revisão dos beneficiários do BPC (Benefício da Prestação Continuada). Milhares de beneficiários estão sendo convocados para atualizar seus dados no CadÚnico e garantir a continuidade do pagamento.

Pente-fino no BPC foi reforçado: saiba como
regularizar seu cadastro. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O BPC, um programa assistencial que garante um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, tem crescido significativamente nos últimos anos. Diante desse cenário, o governo decidiu realizar um pente-fino nos benefícios, com o objetivo de identificar e corrigir possíveis irregularidades.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira. Saiba mais sobre o pente-fino no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Por que a revisão?

O aumento no número de beneficiários do BPC nos últimos anos gerou a necessidade de uma análise mais detalhada dos dados. A revisão tem o objetivo de:

  • Garantir que o benefício seja destinado apenas aos que mais precisam;
  • Reduzir os gastos com pagamentos indevidos e direcionar os recursos para outras áreas prioritárias;
  • Aperfeiçoar os mecanismos de controle e avaliação do BPC.

Quem corre o risco de ter o BPC cancelado?

  • Beneficiários que estão com o benefício do BPC há mais de 2 anos sem passar por nova perícia médica;
  • Beneficiários que possuem inconsistências em seus dados cadastrais;
  • Beneficiários que estão suspeitos de fraude.

Vale lembrar que se o seu benefício for bloqueado por falta de atualização cadastral, é possível solicitar a reativação após regularizar a situação no CadÚnico. No entanto, os valores pagos durante o período de suspensão não serão retroativos.

Como regularizar o cadastro do BPC?

  • Verifique a necessidade de atualização: acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e consulte a situação do seu cadastro usando apenas o número do CPF;
  • Procure o CRAS: se a consulta indicar a necessidade de atualização, dirija-se ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência;
  • Leve os documentos: no CRAS, apresente os documentos pessoais e comprovantes de renda da família. A lista completa de documentos pode variar de acordo com o município;
  • Aguarde a atualização: após a atualização do cadastro, aguarde o prazo para que as informações sejam processadas pelo INSS.

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.