Os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão ansiosos aguardando a confirmação do 14º salário pelo Governo Federal. Porém, até o momento, o Projeto de Lei ainda não foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
Caso seja aprovada, a medida beneficiará apenas os aposentados, pensionistas, beneficiários do auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-creche e auxílio-reclusão. Todos são oferecidos aos brasileiros pelo INSS.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, o benefício foi aprovado para professores da rede municipal de Manaus. Entenda aqui.
O 14º salário foi aprovado para os aposentados?
-
Não, a medida ainda não foi aprovada;
-
Ela ainda está sendo discutida na Câmara dos Deputados;
-
Mas não existe uma previsão para a aprovação e para ser sancionado;
-
A proposta do 14º salário do INSS não é muito diferente do 13º. Basicamente, o benefício é o mesmo que o abono natalino, porém, pago em uma quantia dobrada como uma forma de amparar os segurados;
-
Em teoria, o cálculo do 14º salário do INSS seria feito com base na quantia que o segurado já recebe pelo benefício previdenciário;
-
Porém, a ideia é ter o piso de um salário mínimo, R$ 1.412, e um teto de dois salários mínimos, R$ 2.824.
O abono seria oferecido da seguinte forma:
-
Os aposentados que recebem um salário mínimo receberiam o pagamento do 14º também de um salário mínimo;
-
Já os recebem benefícios maiores, receberiam o 14º salário com o valor de um salário mínimo.
Aposentados ganham renda extra no final do ano
Apesar de não ter o 14º salário confirmado, os beneficiários do Instituto podem comemorar: o Governo Federal já confirmou uma gratificação natalina para os beneficiários do órgão! Porém, a quantia não será oferecida para todos os inscritos no INSS.
Essa gratificação faz parte do 13º salário para os aposentados e pensionistas que ainda não foram beneficiados com a quantia extra nas suas contas. É importante lembrar que a maioria dos brasileiros já recebeu o abono em abril e maio deste ano.
Os pagamentos começarão a cair na conta dos aposentados no dia 25 de novembro.