Caixa Tem anuncia a SUSPENSÃO de pagamentos para titulares do CadÚnico

O Caixa tem faz suspender o pagamento de benefícios sociais dos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) que foram bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O bloqueio tem diferentes razões, mas está voltado principalmente aos dados desatualizados. 

caixa tem
Caixa Tem anuncia a SUSPENSÃO de pagamentos para titulares do CadÚnico
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A falta de atualização de dados, ou dados divergentes são a principal causa de suspensão de pagamentos de benefícios no Caixa Tem. O MDS envia um comando para a Caixa solicitando que não seja transferido o valor do programa social devido a problemas de cadastro. 

Por exemplo, hoje com o pente-fino que está sendo realizado nos pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), é comum que haja bloqueio do salário até que o idoso ou pessoa com deficiência corrija as informações. 

O que pode suspender o pagamento de benefícios no Caixa Tem?

Existem algumas razões que podem impedir que haja o pagamento do benefício social, em nome do inscrito no CadÚnico, pela poupança do Caixa Tem. 

São razões como:

  • Dados do Cadastro Único estão desatualizados há mais de dois anos;
  • Os dados do Cadastro Único que dão direito ao benefício social estão errados ou divergentes em outras plataformas do governo;
  • O cidadão já não atende mais aos critérios que deram direito ao benefício;
  • O pagamento foi bloqueado para fins de fiscalização;
  • Os três últimos pagamentos feitos na conta não foram movimentados. 

Como desbloquear o pagamento do Caixa Tem?

Na verdade, em situações de fiscalização o bloqueio não tem haver com o Caixa Tem, mas sim com os dados do cidadão no Cadastro Único. Por isso, o titular do benefício precisa resolver as pendências com o MDS para voltar a receber. 

  • Compareça até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo;
  • Solicite a atualização de dados do Cadastro Único;
  • Apresente documento de identificação;
  • Aguarde a liberação do benefício. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com