O Caixa tem faz suspender o pagamento de benefícios sociais dos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único) que foram bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O bloqueio tem diferentes razões, mas está voltado principalmente aos dados desatualizados.
A falta de atualização de dados, ou dados divergentes são a principal causa de suspensão de pagamentos de benefícios no Caixa Tem. O MDS envia um comando para a Caixa solicitando que não seja transferido o valor do programa social devido a problemas de cadastro.
Por exemplo, hoje com o pente-fino que está sendo realizado nos pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada), é comum que haja bloqueio do salário até que o idoso ou pessoa com deficiência corrija as informações.
O que pode suspender o pagamento de benefícios no Caixa Tem?
Existem algumas razões que podem impedir que haja o pagamento do benefício social, em nome do inscrito no CadÚnico, pela poupança do Caixa Tem.
São razões como:
- Dados do Cadastro Único estão desatualizados há mais de dois anos;
- Os dados do Cadastro Único que dão direito ao benefício social estão errados ou divergentes em outras plataformas do governo;
- O cidadão já não atende mais aos critérios que deram direito ao benefício;
- O pagamento foi bloqueado para fins de fiscalização;
- Os três últimos pagamentos feitos na conta não foram movimentados.
Como desbloquear o pagamento do Caixa Tem?
Na verdade, em situações de fiscalização o bloqueio não tem haver com o Caixa Tem, mas sim com os dados do cidadão no Cadastro Único. Por isso, o titular do benefício precisa resolver as pendências com o MDS para voltar a receber.
- Compareça até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo;
- Solicite a atualização de dados do Cadastro Único;
- Apresente documento de identificação;
- Aguarde a liberação do benefício.