Auxílio-maternidade: veja como solicitar o benefício sem cair em GOLPE divulgado por influencer

Nos últimos dias, a gravidez de uma digital influencer tem movimentando as redes sociais. Aproveitando a novidade, a blogueira começou a divulgar uma empresa que faz assessoria para garantir um direito das futuras mamães: o salário-maternidade. Porém, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já fez um alerta para prevenir que as gestantes caiam no golpe. 

Auxílio-maternidade: veja como solicitar o benefício sem cair em GOLPE divulgado por influencer
Imagem: FDR

 

A assessoria para garantir o benefício é considerada fraude porque os serviços do instituto são gratuitos e podem ser acessados e solicitados diretamente enquanto essas empresas cobram uma taxa de até 30% do valor do auxílio pelo serviço.

A especialista Laura Alvarenga explica o funcionamento do salário-maternidade. Confira aqui.

O que é o auxílio-maternidade?

O salário-maternidade é um programa desenvolvido pelo Governo Federal e disponibilizado ao INSS para mães e grávidas. O direito trabalhista garante um afastamento de 120 dias do emprego para cuidar do filho, sem ter nenhum prejuízo financeiro.

  • O auxílio é disponibilizado para trabalhadoras que se afastaram das atividades devido ao nascimento do filho;

  • A mulheres que sofreram um aborto não criminoso; 

  • Ou que adotaram ou receberam a guarda judicial para fins de adoção;

  • É garantido para contribuintes do INSS, inclusive as que não estão trabalhando no momento. 

  • O valor é calculado de formas diferentes.

Qual é o golpe divulgado por influencer sobre o auxílio-maternidade e como não cair nele?

Essa não é uma nova estratégia de pessoas que pretendem se aproveitar da ingenuidade e falta de informação de outras mulheres. Em 2023, o INSS precisou emitir comunicados alertando as novas mamães sobre a ação.

O golpe consiste em divulgar um serviço de assessoria para ajudar as grávidas a solicitarem o benefício durante a gravidez. Essas empresas chegam a cobrar uma taxa de até 30% do valor do auxílio pelo serviço.

Porém, as mulheres não precisam de ajuda de terceiros para solicitar o salário-maternidade. Elas podem dar entrada no benefício pela palma da mão, no smartphone, sem precisar sair de casa. Veja:

  • Entre no Meu INSS;

  • Clique em “Novo Pedido”;

  • Digite “salário-maternidade”;

  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções;
  • Aguarde a aprovação.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).