Começou a convocação para atualização do cadastro do INSS em todo o país. A ação é realizada pelo Ministério da Previdência e pode garantir a continuidade do benefício. A atualização é um processo simples que deve ser feita pelo próprio segurado; saiba mais.
O Instituto Nacional do Seguro Social iniciou a convocação dos cidadãos que precisam atualizar seus cadastros. Essa ação faz parte da revisão dos benefícios previdenciários iniciada em julho deste ano. Inclusive, um novo grupo também é alvo do pente-fino do INSS, clique aqui para descobrir quem faz parte.
Assista ao vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França para saber mais sobre a exclusão do BPC:
Atualização do cadastro do INSS?
- Segundo o próprio INSS, centenas de pessoas precisam se cadastrar ou atualizar seus cadastros.
- A convocação tem sido feita em lotes, mais de 500 mil pessoas fazem parte desse primeiro lote.
- Atualmente a revisão é focada nos benefícios temporários, isso inclui o auxílio-doença e o BPC.
- Ao todo, 800 mil beneficiários do auxílio-doença e 1,254 milhão de beneficiários do BPC terão os benefícios revistos.
- No caso do Benefício de Prestação Continuada o prazo para atualização dos dados varia conforme o tamanho do município de residência do cidadão:
- Em 45 dias, caso morem em cidade de até 50 mil habitantes;
- Em 90 dias, caso morem em cidades maiores.
- O próprio FDR já havia noticiado que em agosto as ações do INSS para a revisão seriam intensificadas.
- Para continuar recebendo o auxílio-doença os cidadãos vão precisar passar por uma nova perícia médica presencial.
De acordo com a especialista do FDR Lila Cunha, o procedimento para prorrogação do auxílio-doença mudou.
Como descobrir se preciso atualizar o cadastro do INSS?
- Basta acessar o site Meu INSS para descobrir se é necessário se cadastrar ou atualizar os dados.
- Não é necessário fazer o login no sistema, usando o número do CPF, o sistema já vai apresentar a informação.