O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome confirmou a suspensão do Bolsa Família de centenas de pessoas. Os dados mais recentes mostram o cancelamento de 240 mil cadastros no programa. Entenda o porquê dessa ação.
Na próxima semana mais um depósito do Bolsa Família será feito pelo MDS e deve beneficiar mais de 20 milhões de titulares. Por outro lado, centenas de pessoas perderam o pagamento neste mês após o governo iniciar o pente-fino dos benefícios.
Essa medida foi tomada para reduzir o número de pessoas que recebem o benefício de forma indevida. A partir disso os recursos podem ser destinados a quem de fato tem direito e ocorre uma redução no orçamento federal.
Para saber as datas de depósito de agosto, assista ao vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França:
Cancelamentos no Bolsa Família
- Só no mês de junho 249 mil titulares tiveram o Bolsa Família cancelado.
- Ao todo, de acordo com o ministro Wellington Dias, 3,7 milhões de pessoas deixaram de participar de programas federais.
- Além do Bolsa Família esse corte também engloba o programa Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- O ministro informou que o motivo do cancelamento foi o descumprimento das regras dos programas.
- No Bolsa Família, por exemplo, é necessário ter renda familiar mensal até R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais) por pessoa.
- Segundo Dias, o governo adota um perfil de primeiro notificar os titulares e só depois fazer o cancelamento do benefício.
- Existem quatro procedimentos adotados: notificação, suspensão, bloqueio e cancelamento, clique aqui e entenda a diferença entre essas ações.
Como não perder o bolsa Família?
- O primeiro passo é cumprir com as regras do programa, que incluem a renda mensal, a frequência escolar, a atualização do cartão de vacinação.
- Além disso, o titular deve manter o CadÚnico atualizado, a colunista Laura Alvarenga, especialista do FDR, ensina como atualizar os dados pela internet.