Reajuste do salário mínimo: veja o que muda para os idosos aposentados pelo INSS

O reajuste do salário mínimo acontece anualmente no Brasil e muitos benefícios utilizam como base este valor para realizar os pagamentos, como é o caso dos idosos aposentados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e daqueles que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Reajuste do salário mínimo: veja o que muda para os
idosos aposentados pelo INSS. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Com isso, o governo brasileiro propôs um aumento de 6,37% no valor do salário mínimo para o ano de 2025. Essa proposta, incluída no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

A previsão é que o novo valor do salário mínimo entre em vigor a partir de janeiro de 2025. Essa medida traria um reajuste de aproximadamente R$ 90 em relação ao valor atual.

A definição do valor final do salário mínimo para 2025 dependerá da soma do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) até novembro de 2024 com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2023. Essa fórmula é utilizada para garantir que o salário mínimo acompanhe a inflação e o crescimento da economia.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.

Tipos de aposentadoria do INSS

A aposentadoria do INSS pode ser concedida de diversas formas, como:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição dos professores;
  • Aposentadoria por idade urbana;
  • Aposentadoria por idade rural;
  • Aposentadoria especial;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.