Milhões de contribuintes aguardam ansiosamente pelo pagamento da restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal divulgou o calendário de pagamentos, mas muitos ainda se questionam sobre a posição de sua declaração na fila.
A restituição do Imposto de Renda é paga para pessoas que tiveram valores retidos ou que pagaram impostos a mais no ano anterior. Em outras palavras, é um reembolso concedido aos contribuintes quando o valor do imposto pago excede o valor conforme os cálculos da Receita Federal, que será paga por lotes.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a restituição do IRPF, confira.
Restituição processada, em fila de restituição
Quando você consulta a sua declaração no site da Receita Federal e encontra a mensagem “processada, em fila de restituição”, significa que a sua declaração já foi analisada e aprovada para receber a restituição. No entanto, o pagamento ainda não foi realizado, pois a Receita Federal realiza esse processo em lotes.
Como consultar a restituição?
Caso você ainda não tenha recebido nestes primeiros lotes da restituição, é possível consultar a situação da sua restituição. Para isso, basta seguir este passo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Vá até a seção de restituição;
- Informe seus dados como CPF, ano do exercício e data de nascimento;
- Após os seus dados, você poderá ver o status da sua restituição, incluindo a data prevista de pagamento e quaisquer pendências existentes.
Calendário de restituição
Os pagamentos do quarto lote da restituição do Imposto de Renda serão realizados no dia 30 de agosto. A consulta para este lote será liberada no dia 23 de agosto, através do site da Receita Federal.
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.