Criado para atender os alunos brasileiros que possuem baixa renda, o programa Pé de Meia é responsável por liberar até R$ 9.200 para os seus beneficiários. O programa, idealizado pelo Governo Lula para reduzir a evasão escolar durante o ensino médio, deverá sofrer com uma importante restrição do orçamento nos próximos meses.
A medida acontece por conta do contigenciamento de gastos já anunciado pelo Governo Federal. Com a alteração, importantes programas sociais sofrerão com a restrição de recursos. Entre eles, o Auxílio Gás e a Farmácia Popular, por exemplo.
Além desses, também foi afetado o programa do Pé de Meia. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a restrição de crédito do programa estudantil será de R$ 500 milhões. No entanto, até o momento, o modo como a restrição será praticada ainda não foi divulgado.
Saiba como se prevenir do corte no programa:
- Atualmente, o benefício está disponível para as famílias de baixa renda;
- Por isso, para ter acesso aos recursos, é preciso que a família esteja devidamente cadastrada no CadÚnico;
- Além disso, é essencial que o cadastro esteja devidamente atualizado;
- Esse procedimento precisa ser realizado, no mínimo, a cada dois anos;
- Por isso, é recomendado que o responsável familiar sempre esteja atento para conferir se possuí alguma pendência no cadastro;
- Essa consulta pode ser realizada pessoalmente em uma unidade do CRAS;
- Outro requisito do Pé de Meia é de que o aluno tenha uma frequência mínima de 80%;
- Assim, os pais também devem estar atentos se a exigência está sendo cumprida;
- Atendendo os requisitos mínimos do programa, o aluno estará mais protegido contra eventuais cortes da iniciativa já que, por enquanto, os critérios para a redução dos gastos com o programa ainda não foram divulgados.
Confira outras informações sobre os benefícios disponíveis para os alunos de baixa renda neste link.