O governo federal divulgou quantos inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem ter o seu salário cancelado. A expectativa é de que 55.868 pagamentos indevidos sejam cortados por mês. O número assustou os beneficiários.
O pente-fino do BPC começou em agosto, e a ideia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é revisar mais de 1,2 milhões de pagamentos até o final do ano. Neste processo de revisão e averiguação de dados, mais de 55,8 mil devem ser cortados por mês.
Caso o número se confirme, levaria a uma redução de 670.413 de benefícios no fechamento do ano que vem. É justamente o que o governo federal quer, diminuir os gastos obrigatórios que possuí.
Quem deve ser cancelado do BPC neste ano?
Com o corte de benefícios do BPC o total de contemplados deve passar de 6,3 milhões neste ano para 5,8 milhões em 2025.
O pente-fino do INSS primeiro vai bloquear o valor até que o titular consiga comprovar que tem direito. Os prazos são de 45 dias para quem mora em municípios até 50 mil habitantes, e de 90 dias para quem mora em cidades com mais de 50 mil habitantes.
O cancelamento vai acontecer quando:
- O titular não apresentar provas de que tem direito ao benefício dentro do prazo estabelecido;
- O titular não atender mais aos requisitos que dão direito ao BPC.
Lembrando que o benefício é pago no valor de 1 salário mínimo por mês para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiênica. É preciso estar inscrito no Cadastro Único com renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.
Como saber se caiu no pente-fino do INSS?
Para não ter seu benefício cancelado, assim que receber a convocação do pente-fino o cidadão deve agendar a presença no CRAS. Na data e hora marcada precisa levar os documentos para atualizar o Cadastro Único.
O INSS disponibiliza a lista dos convocados para revisão do BPC em:
- Acesse o App Meu INSS;
- Agora, sem fazer login, selecione “Revisão do BPC”;
- Digite o número do seu CPF.