Emissão do novo RG é obrigatória para os idosos; veja o prazo para solicitar

Popularmente chamada de novo RG, a Carteira de Identificação Nacional (CIN) já está disponível para solicitação dos brasileiros. Com a emissão, os idosos acima de 60 anos serão os mais beneficiados. Veja como solicitar e qual o prazo. 

Emissão do novo RG é obrigatória para os idosos; veja o prazo para solicitar

 

A carteira ainda não é obrigatória em território brasileiro. Apesar disso, os interessados já podem se adiantar e solicitar o documento. Porém, até 2032, todos os brasileiros já deverão ter realizado a troca do RG (Registro Geral) pela CIN.

Com a mudança, o antigo RG passou a ter validade de 10 anos. Após o vencimento, será possível obter o novo.

Quais são as principais mudanças do novo RG?

Segundo a especialista Laura Alvarenga, as principais mudanças incluem:

  • A substituição da digital do polegar por um QR Code; 

  • A exclusão do número do Registro Geral, que passa a ser substituído apenas pelo CPF como identificador nacional.

Essa atualização tem o objetivo de modernizar e simplificar o processo de identificação em todo o território brasileiro. 

Quais são as vantagens do novo RG para idosos?

Um dos maiores benefícios é que os idosos com mais de 60 anos não precisarão fazer a renovação do documento. 

Por enquanto, o atual RG tem um prazo de validade. Após o vencimento, é necessário solicitar um novo documento. Para as pessoas com menos de 60 anos, o Governo adotou novos prazos para a renovação do documento. Veja quais são:

  • 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos;

  • 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;

  • Acima de 60 anos: não tem prazo.

Como solicitar o novo RG e qual o prazo?

Assim como a primeira via de qualquer documento de identificação, a primeira via da CIN deve ser feita presencialmente no órgão emissor do seu estado. 

Será necessário apresentar:

  • Certidão de nascimento ou Certidão de casamento;

  • Menores de 16 anos precisam comparecer ao local acompanhado de um representante legal;

  • Além disso, é preciso estar com o CPF regularizado.

Após a apresentação e verificação dos documentos, o órgão responsável validará o cadastro no Gov.br e fornecerá o prazo para a retirada da versão física da nova carteira de identidade. 

O prazo para emitir a carteira é até 2032, quando o documento será obrigatório para todos.

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).