Titulares do BPC/Loas estão sendo convocados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para participarem de uma importante ação. Quem não atender ao Instituto poderá perder o auxílio mensal. Entenda melhor essa situação agora.
Atualmente o INSS vem realizando ações de revisão de benefícios previdenciários. Um deles é o BPC/Loas, que pode ser cortado após a identificação de irregularidades. Para evitar o corte o cidadão precisa responder à convocação do Instituto dentro do prazo determinado.
Esses cortes contribuem para a redução do orçamento público federal, que vem sendo alvo de cortes ao longo deste ano.
No vídeo do colunista do FDR Ariel França você confere as datas de pagamento do INSS em agosto:
Revisão cadastral do BPC
- O chamado pente-fino do INSS é o procedimento onde o Instituto busca identificar quem precisa fazer atualização ou inscrição no Cadastro Único.
- Aos poucos o Instituto vem convocando os segurados que possuem pendências.
- Nesse primeiro lote serão convocadas 505.018 pessoas, que devem fazer a realizarem inscrição no cadastro no Centro de Referência e Assistência Social (Cras).
- Ao todo, o MDS pretende convocar 1,25 milhão de pessoas em todo o país.
- O INSS alerta os segurados contra golpes afirmando que não pedirá biometria facial, nem dados pessoais para o cadastramento, apenas encaminhará ao CRAS.
- Inclusive, os documentos só devem ser apresentados nas unidades do CRAS, jamais apresente seus documentos a terceiros.
- A especialista do FDR, Lila Cunha, alerta sobre outro golpe contra os segurados do INSS.
Como saber se meu nome está na lista do pente-fino do INSS?
- Essa convocação é feita através de SMS, do sistema bancário ou ainda por meio de edital de convocação publicado no Diário Oficial da União.
- Assim, todos os segurados precisam manter os dados de contato e endereço atualizados no site Meu INSS.
A boa notícia é que os beneficiários do BPC receberão um aumento de R$ 90 em breve, clique aqui e saiba mais sobre essa novidade.