O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está convocando os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para realizarem o recadastramento dos seus dados. A medida é obrigatória e tem como objetivo garantir a continuidade do pagamento do benefício, pois a partir de agora, beneficiários que não estiverem com seus dados atualizados no CadÚnico poderão ter seus pagamentos suspensos.
As novas regras estabelecem que beneficiários do BPC com cadastro desatualizado há mais de quatro anos deverão realizar a atualização. A notificação será feita por diferentes canais, como extrato bancário, SMS e pelo aplicativo Meu INSS.
O prazo para regularizar a situação varia de acordo com o tamanho do município: 45 dias para cidades pequenas e 90 dias para cidades grandes. Quem não atualizar os dados dentro do prazo poderá ter o benefício suspenso.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.
Documentos necessários para o recadastramento
É importante ressaltar que a documentação exigida pode variar de acordo com a instituição bancária onde o beneficiário recebe o pagamento e a modalidade do benefício. No entanto, alguns documentos são comuns a todos os casos:
- Documento de identificação com foto: RG, Carteira de Trabalho ou outro documento oficial com foto;
- CPF: o número do Cadastro de Pessoa Física é fundamental para a identificação do beneficiário;
- Comprovante de residência: conta de água, luz, telefone ou outro documento que comprove o endereço atual;
- Número do benefício: é importante ter em mãos o número do benefício para agilizar o processo.
Em alguns casos, o INSS pode solicitar documentos adicionais, como:
- Comprovante de vida: em algumas situações, pode ser necessário apresentar um comprovante de vida, como um atestado médico ou uma declaração de um familiar;
- Dados bancários: é preciso manter os dados bancários atualizados, como agência e conta corrente;
- Informações sobre dependentes: caso o beneficiário tenha dependentes, pode ser necessário apresentar documentos que comprovem o parentesco e a dependência econômica.
Como realizar o recadastramento?
Existem diversas formas de realizar o recadastramento do INSS, são elas:
- Agência bancária: a maioria dos bancos conveniados com o INSS oferece o serviço de recadastramento em suas agências;
- Meu INSS: através do site ou aplicativo Meu INSS é possível realizar o recadastramento de forma online;
- Postos de atendimento do INSS: em alguns casos, é possível realizar o recadastramento em postos de atendimento do INSS.