Prorrogação do auxílio-doença: veja quais documentos e procedimentos necessários

A prorrogação do auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um procedimento importante para quem depende desse benefício e continua incapaz de desenvolver suas atividades no trabalho. No entanto, é preciso seguir alguns passos e apresentar a documentação correta para garantir a continuidade do pagamento.

Prorrogação do auxílio-doença: veja quais documentos e
procedimentos necessários. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O auxílio-doença, agora chamado de Benefício por Incapacidade Temporária, é um benefício previdenciário pago INSS para pessoas que, por motivo de doença ou acidente, ficam incapacitadas para o trabalho por um período superior a 15 dias consecutivos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o auxílio-doença, confira

Quem tem direito ao auxílio-doença?

Para ter direito ao benefício do auxílio-doença, é preciso cumprir alguns requisitos, como:

  • Qualidade de segurado: estar contribuindo para a Previdência Social ou ter contribuído por um período mínimo;
  • Incapacidade temporária: comprovar, por meio de perícia médica, que está incapacitado para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos;
  • Carência: normalmente, é exigida uma carência de 12 contribuições mensais, mas há exceções.

Documentos necessários para o auxílio-doença

A documentação exigida pelo INSS pode variar de caso para caso, mas, em geral, são solicitados os seguintes documentos:

  • Atestado médico: um atestado médico recente, emitido por um profissional de saúde habilitado, é fundamental. Esse documento deve detalhar o diagnóstico, a evolução do tratamento e a previsão de retorno às atividades laborais;
  • Comprovante de endereço: um comprovante de residência atualizado, como conta de água, luz ou telefone, é necessário para confirmar o seu endereço;
  • Documento de identificação: apresente um documento com foto, como RG ou carteira de trabalho, para comprovar sua identidade;
  • Número do benefício: tenha em mãos o número do seu benefício para facilitar a identificação no sistema do INSS.

Como solicitar o auxílio-doença online?

Para conseguir o auxílio-doença online, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS e realizar o login. Após, basta clicar em ‘pedir benefício por incapacidade’ e seguir para a página que diz ‘novo requerimento’.

Seguindo o passo a passo, você chegará na parte em que é solicitado o envio dos documentos, como atestado e laudos médicos, para comprovar a incapacidade de trabalho.

O atestado deve conter o nome completo do paciente, data de emissão, diagnóstico por extenso ou código da CID, assinatura do profissional de saúde, data de início do repouso ou afastamento e prazo necessário para recuperação.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.