Minha Casa Minha Vida anuncia novo valor MÍNIMO para aprovar o financiamento

O governo federal decidiu estabelecer um limite de valor que pode ser financiado dentro do Minha Casa, Minha Vida para imóveis usados. Esta nova regra passa a valer para as pessoas que buscam um financiamento e estão dentro da faixa 3 de renda. 

minha casa minha vida
Minha Casa Minha Vida anuncia novo valor MÍNIMO para aprovar o financiamento
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A ideia do governo federal é limitar de 50% a 70% a cota de financiamento para imóvel usados, ou seja, que não são comprados na planta.

A medida vale para os compradores que possuem renda familiar mensal de até R$ 8 mil e por isso estão na faixa 3 do Minha Casa, Minha Vida.

Limite de financiamento de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

Os limites para financiamento de imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida foram divididos dependendo da região do país que a propriedade se encontra. 

Antes desse decisão do governo o limite para financiamento era de 70% a 75% na região Sul e Sudeste. E de 80% para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Agora, o total do valor do imóvel que pode ser financiado pelo programa de moradia popular é de:

  • Imóveis das regiões Sul e Sudeste: até 50%;
  • Imóveis das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste: até 70%.

O restante do valor, quer dizer, o que não pode ser financiado, precisa ser pago à vista. 

Valor do imóvel que pode ser financiado pelo Minha Casa, Minha Vida

Outro ponto importante é que o governo federal também diminuiu o preço do imóvel usado que pode ser financiado pelo Minha Casa, Minha Vida. Isso significa que para comprar uma propriedade pelo programa é preciso respeitar os seguintes limites de valor:

  • Imóvel usado: até R$ 270 mil. 

A medida foi tomada, segundo o governo federal, por pressão do setor de construção civil devido ao aumento de contratações nesta modalidade. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com