IDOSOS iniciam a semana comemorando GRATUIDADE em serviços públicos

Os idosos conseguem acessar alguns serviços públicos sem pagar nada por isso. O que interfere no orçamento de alguns cidadãos acaba não atrapalhando em nada a vida dos maiores de 60 anos, porque a lei garante que eles não sejam cobrados. 

idoso
IDOSOS iniciam a semana comemorando GRATUIDADE em serviços públicos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Além de conseguirem prioridade em serviços públicos, como em filas para atendimento médico, para caso cirúrgico ou de internação, os idosos também têm acesso a gratuidades. Isso significa não precisar pagar nada para acessar ou usufruir de alguns tipos de serviços. 

Serviços públicos gratuitos para os idosos

São garantidos os seguintes benefícios de isenção, ou seja, de gratuidade para os idosos que possuem mais de 60 anos de idade:

Viagens em ônibus 

  • Linhas municipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto;
  • Linhas intermunicipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto, mas algumas empresas exigem emissão de uma carteirinha específica;
  • Linhas interestaduais: dois assentos gratuitos por linha, ou desconto de até 50% no valor da passagem se os assentos já estiverem ocupados. Necessário emitir o bilhete com antecedência de no mínimo 3 horas direto com a companhia. 

Vale a pena verificar direto na sua cidade como funciona a isenção de transporte público, isso porque, alguns lugares exigem um cadastro do idoso no site da companhia de transporte. 

Remédios de uso contínuo

  • Farmácia Popular: procure uma unidade credenciada, e apresente a receita médica com um documento com foto. 

Ficam disponíveis medicamentos para hipertensão, diabetes, além de itens de higiene pessoal como fralda geriátrica. 

Emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação)

  • Procure o órgão responsável pela emissão de documentos no seu estado. Solicite a primeira via da CNI que tem prazo de validade vitalício para maiores de 60 anos. 

Eu dou todos os detalhes de como emitir o documento nesta matéria.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com