Inscritos no CadÚnico de novo estado já podem pedir empréstimo; saiba como

Mais um estado aderiu ao programa Acredita no Primeiro Passo e está liberando empréstimo aos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único). O crédito que deve ser voltado ao empreendedorismo pode ser solicitado pelo Banco do Nordeste. 

empréstimo cadúnico
Inscritos no CadÚnico de novo estado já podem pedir empréstimo; saiba como
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O programa Acredita no Primeiro Passo é uma iniciativa do governo federal, o objetivo é permitir o acesso ao crédito por pessoas que estão no CadÚnico e querem empreender. 

Mais um estado nordestino aderiu a iniciativa, dessa vez foi o governo do Piauí. No dia 1º de agosto o estado junto com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Banco do Nordeste e a Agência de Formento e Desenvolvimento do Piauí assinaram um protocolo com R$ 15 milhões. 

Como vai funcionar o empréstimo para inscritos no CadÚnico

O governo federal frisa que o empréstimo não é oferecido pelo CadÚnico, ou seja, não deve ser solicitado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A linha deve ser pedida em um banco parceiro, no caso do Piauí é o Banco do Nordeste. O governo federal oferece cobertura de até 100% da operação para os bancos, dentro das seguintes possibilidades:

  • Podem pedir o empréstimo os inscritos no CadÚnico que querem investir em seu pequeno negócio;
  • Cada um pode receber no máximo R$ 21 mil;
  • Pelo menos 50% dos recursos para empréstimo devem ser destinados a contratantes mulheres. 

As taxas de juros são mais vantajosas do que os outros tipos de empréstimo disponíveis no mercado. 

Pedir empréstimo no Banco do Nordeste

Para conseguir o empréstimo e investir no seu pequeno empreendimento, os inscritos no CadÚnico devem procurar o Banco do Nordeste.

  • Compareça até uma agência do Banco do Nordeste;
  • Simule a contratação do crédito;
  • Apresente: documento de identificação pessoal, comprovante de renda do seu negócio ou plano de negócios com uma expectativa de renda;
  • Aguarde a aprovação do pedido e liberação. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com