Idosos com 60 até 90 anos se alegram com ISENÇÃO em agosto de lista de 5 contas

A Lei do Superendividamento ajuda os idosos com idade de 60 a 90 anos. A partir dela essa população tem acesso a isenção de contas, o que reduz os gastos no final do mês. Cerca de 32 mil idosos podem ser beneficiados, talvez você seja um deles.

Idosos com 60 até 90 anos se alegram com ISENÇÃO em agosto de lista de 5 contas
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Idosos com idade entre 60 e 90 anos podem se beneficiar da com isenções de até 5 contas. Esse recurso é oferecido através da Lei do Superendividamento, que tem o objetivo de oferecer maior segurança financeira para esta população, promovendo melhor qualidade de vida.

Entenda sobre o 14º salário do INSS, adicional que poderá ser pago e breve, com o vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França:

Isenção de contas para os idosos

  • A Lei do Superendividamento é votada aos idosos que possuem um acúmulo de dívidas.
  • Nessa condição o idoso reconhece que não tem condições que quitar todos os seus débitos, por isso a isenção é concedida.
  • Com a Lei do Superendividamento o cidadão não pode comprometer mais que 25% de sua renda mensal.
  • Justamente por isso os idosos são protegidos contra juros e taxas abusivas, regra válida para as seguintes contas: Água, luz, gás, telefone e internet;
  • Além disso, através dessa lei essa população tem condições facilitadas para a renegociação de dívidas.
  • Inclusive, se a dívida ultrapassar o rendimento do idoso, a empresa credora é obrigada a fazer a renegociação do débito.
  • E a nova parcela precisa ter um valor que se encaixe na realidade financeira do cidadão.
  • Para aproveitar essas regras a recomendação é que o idoso procure a instituição financeira responsável pelo débito, faça a renegociação e informe que deseja fazer uso dessa lei.
  • Na ocasião ele deverá ter acesso às melhores condições de pagamento possíveis.
  • A partir disso ele deve analisar a proposta e conferir se de fato ela se enquadra em sua realidade financeira. Nesse ponto vale até pedir ajuda a um parente de confiança.

A colunista Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta alguns benefícios voltados aos idosos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.