Mudança de mês tem novidades sobre o valor da conta de luz; grupo pode pagar até 13,4% A MAIS

Em agosto a conta de luz deve ficar mais barata para boa parte dos brasileiros após anúncio da ANEEL. Já para outros, ela pode sair até 13,4% mais cara no final do mês. Entenda agora o porquê dessa diferença e quem vai pagar mais caro.

Mudança de mês tem novidades sobre o valor da conta de luz; grupo pode pagar até 13,4% A MAIS
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

No último mês a Agência Nacional de Energia Elétrica havia anunciado o início da bandeira amarela, que gera uma taxa extra na conta de luz. Agora, a ANEEL voltou atrás e decidiu retirar a cobrança da taxa. Essa medida deve resultar em contas mais baratas neste mês de agosto.

Conta de luz mais barata

  • Na última sexta-feira, 26/7, a ANEEL anunciou a retomada da bandeira verde.
  • Com ela o consumidor paga apenas o que de fato consumiu, não há cobranças extras.
  • Inicialmente a bandeira amarela estava sendo adotada porque havia a expectativa de que o volume de chuvas seria menor em julho.
  • No entanto, o volume de chuvas da Região Sul do país contribui para uma boa produção de energia elétrica.
  • Mesmo com a volta da bandeira verde os consumidores precisam buscar reduzir o consumo de energia, nesta matéria eu te dou algumas dicas para alcançar esse objetivo.

“Gatos” de energia deixam a conta mais cara

  • De acordo com a própria ANEEL, os brasileiros estão pagando até 13% a mais na conta graças ao furto de energia elétrica.
  • As fraudes incluem ligações clandestinas e adulteração nos relógios medidores.
  • em 2023 essa prática gerou perdas que somam R$ 9,9 milhões, desse total, R$ 6,9 milhões foram repassados aos consumidores através do aumento da tarifa de energia elétrica.
  • O furto deve ser denunciado diretamente à concessionária responsável pela sua localidade.

A especialista do FDR Laura Alvarenga ensina como ter desconto de até 65% na conta de luz, clique aqui e confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.