Os brasileiros que declararam o Imposto de Renda em 2024 já podem comemorar: a Receita Federal liberou o pagamento do 3º lote da restituição de renda nesta quarta-feira (25)! Descubra quem são os sortudos que serão beneficiados.
O pagamento foi dividido em cinco lotes e o Governo Federal já liberou o calendário. Atualmente, estamos no 3º lote. A Receita disponibiliza duas opções de transferência para o recebimento do governo: pelo PIX ou pela conta corrente cadastrada na declaração do Imposto de Renda.
Segundo Laura Alvarenga, especialista do FDR, o calendário de restituições vai até setembro, incluindo lotes residuais para contribuintes que caíram na malha fina ou corrigiram suas declarações após os lotes iniciais.
Quem recebe o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda?
A restituição do IRPF é a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Toda pessoa que declara o imposto tem direito à restituição, caso haja saldo a ser devolvido. Veja quem recebe o 3º lote:
-
14.756 idosos acima de 80 anos;
-
95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos;
-
9.672 brasileiros com deficiência física ou mental ou moléstia grave;
-
34.014 brasileiros cuja maior fonte de renda seja o magistério;
-
5.711.130 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
-
E outros 172.719 contribuintes que não são prioritários.
Quando há valores a pagar, o pagamento à Receita Federal pode ser feito à vista ou parcelado, com a opção de débito automático na conta do contribuinte. A restituição é distribuída em lotes e é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.
Como consultar o valor da restituição do Imposto de Renda?
-
Os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal;
-
Clique em “Meu Imposto de Renda”;
-
Na opção “Serviços” selecione “Consultar minha restituição”;
-
Informe o seu CPF e data de nascimento;
-
O valor da restituição estará disponível.
Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda
Os pagamentos foram divididos em cinco lotes. Até o momento, a Receita Federal já liberou três lotes da restituição. Veja o calendário:
-
4º lote: 30 de agosto;
-
5º lote: 30 de setembro.