Titular do BPC é obrigado a revisar o seu cadastro em URGÊNCIA; saiba os detalhes

Os titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) são o primeiro alvo do pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Eles deverão passar por uma revisão de cadastro em busca de comprovar que continuam tendo direito ao auxílio social. 

titular do bpc
Titular do BPC é obrigado a revisar o seu cadastro em URGÊNCIA; saiba os detalhes
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Segundo o INSS até maio deste ano foram encontradas irregularidades em 57,7 mil benefícios de um modo geral. Com o intuito de economizar e conter os gastos públicos o pente-fino foi promovido, e deve começar pelo pagamento do BPC que é social e não previdenciário. 

Quem vai ser obrigado a revisar o cadastro do BPC?

O INSS, o Ministério do Desenvolvimento Social e da Previdência Social publicaram as portarias que regulamentam o pente-fino no BPC. A ideia é que a partir disso as convocações para a atualização e revisão de cadastros já possam começar. 

Os grupos que passarão por esse processo, segundo as portarias, são:

  • Quem está há mais de 48 meses (quatro meses) sem atualizar os seus dados no Cadastro Único;
  • Quem não está inscrito no Cadastro Único (embora seja obrigatório);
  • Quem for descoberto, pelo cruzamento de dados públicos, descumprindo algumas das regras do programa. 

Pelas regras do BPC o pagamento só é liberado para quem está no Cadastro Único, tem renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa da família, possuí mais de 65 anos ou tem alguma deficiência. 

Como vai funcionar a revisão do cadastro do BPC?

As pessoas não devem criar euforia. Quem ainda não recebeu uma notificação para atualizar seu cadastro do BPC, não precisa comparecer até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou até uma unidade do INSS. 

A convocação vai ser enviada por meio do App Meu INSS, ou no extrato bancário pelo banco em que o benefício é pago. Vai funcionar assim:

  • O INSS vai obrigar que todos os titulares do BPC registro biométrico, a partir de 1º de setembro de 2024, nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título eleitoral ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Mensalmente o INSS fará o cruzamento de dados para verificar a manutenção do critério de renda do grupo familiar e do acúmulo do benefício com outra renda;
  • Mensalmente o INSS vai enviar ao MDS a lista de beneficiários que terão o bloqueio cautelar;
  • Beneficiários do BPC que estão há mais de 48 meses sem atualização cadastral serão chamados a comparecer ao CRAS.

O prazo de inscrição ou de atualização cadastral é de 45 dias para municípios de até 50 mil habitantes, e de 90 dias para municípios com mais de 50 mil habitantes

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com