Carteira do Idoso 2025: benefícios e como emitir para garantir gratuidade no transporte

A Carteira do Idoso 2025, recém-anunciada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), promete revolucionar a vida dos aposentados e pensionistas no Brasil. Esta nova iniciativa visa oferecer uma série de facilidades e benefícios, destacando o comprometimento do governo com o bem-estar da crescente população idosa.

Carteira do Idoso 2025: benefícios e como emitir para garantir gratuidade no transporte. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, o governo está redobrando seus esforços para criar políticas que promovam um envelhecimento digno e ativo. A Carteira do Idoso 2025 é uma dessas medidas, projetada para melhorar a integração social e o bem-estar dos cidadãos mais velhos.

A Carteira do Idoso 2025 surge como uma medida crucial para ampliar a inclusão e o conforto dos idosos no Brasil. Este novo documento promete transformar a vida dos mais velhos ao proporcionar acesso a diversos benefícios.

Para obter a Carteira do Idoso 2025, é necessário que o candidato tenha uma renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Embora o documento não ofereça um valor monetário extra, ele facilita a redução de despesas mensais essenciais, promovendo um alívio financeiro significativo.

Continue acompanhando para saber todos os detalhes necessários para a aquisição da Carteira do Idoso 2025. Enquanto isso, neste artigo, eu te apresento as últimas informações sobre mudanças em outro importante documento direcionado à população 60+. Confira!

Quem pode solicitar a Carteira do Idoso 2025?

Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso. Para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro. Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).

Solicitação online da Carteira do Idoso 2025

Solicitação online

  1. Na plataforma, o cidadão deve clicar na opção “iniciar”;

  2. Em seguida, selecionar a opção “emitir carteira”;

  3. Após preencher os dados solicitados e informar os documentos (RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento), a carteira estará disponível para impressão.

Essa ferramenta fortalece a autonomia dos idosos, garantindo acesso a benefícios sociais fundamentais. É mais um passo para uma sociedade justa, que preza pelo respeito e pela valorização dos idosos. 

Solicitação presencial

Caso você não queira pedir sozinho pela internet, também pode solicitá-lo junto ao CRAS. É preciso comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  1. Documento de identidade com foto;

  2. CPF;

  3. Número do NIS.

Caso não tenha o CadÚnico, aproveite o momento para realizar o cadastro e já emitir sua carteirinha de pessoa idosa. A carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.

Quais informações constam na Carteira do Idoso 2025?

  • Nome Completo: é obrigatório a presença do nome completo do idoso para que possa ser feita a sua identificação.

  • Data de Nascimento: para comprovação da idade da pessoa idosa, também é necessário a inclusão da data de nascimento na carteirinha.

  • Número do Documento de Identificação: assim como a carteirinha de estudante que possui número de documento de identificação, a carteira do idoso também deve ter o número da carteira de identidade.

  • Número do CPF: mesmo caso do RG, o CPF é um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente na carteirinha do idoso.

  • NIS: o NIS, Número de Inscrição Social, cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social, também é obrigatório na carteira da pessoa idosa.

  • Data de expedição e validade: a carteirinha do idoso também apresenta a data de expedição e de validade.

  • QR Code com código alfanumérico: além dessas informações, estará presente na carteira de pessoa idosa, um QR Code com código alfanumérico.

Qual é a validade da Carteira do Idoso 2025?

A carteira do idoso tem a validade de dois anos. Na própria carteirinha tem o prazo de validade. Por isso, sempre que estiver próximo de vencer, solicite uma nova e não fique sem.

É preciso comprovar renda para obter a Carteira do Idoso 2025?

A Carteira do Idoso 2025 é uma novidade que oferece uma série de benefícios importantes para a população sênior. Um dos requisitos para obter o documento é comprovar que a renda familiar per capita não exceda dois salários mínimos.

Com a Carteira do Idoso, os beneficiários terão acesso a descontos significativos em transportes intermunicipais e interestaduais, além de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Outras vantagens incluem prioridade em serviços e vagas exclusivas em estacionamentos, proporcionando maior autonomia e segurança financeira aos idosos.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.