De acordo com as novas regras do Bolsa Família, periodicamente o poder público tem o direito de revisar os dados do Cadastro Único e solicitar atualização. Quando isso acontece o titular do benefício deve estar preparado para atualizar as informações e garantir o pagamento.
O beneficiário é convocado para atualizar os dados do Cadastro Único e manter o pagamento do Bolsa Família por meio de notificação enviada por SMS, no App do Caixa Tem ou extrato bancário. O procedimento acontece no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Quem precisa atualizar o Cadastro Único?
As famílias inscritas no Bolsa Família e que necessitam de atualização do Cadastro Único podem ter seu benefício suspenso. O pagamento é cessado até que o titular faça toda a regularização comprovando que tem direito ao benefício.
A atualização é necessária quando:
- A família mudou de endereço;
- As crianças e adolescentes mudaram de escola;
- Existe um novo membro na família (ex.: nascimento, adoção, termo de guarda);
- Houve mudança na renda da família;
- Foi convocado para atualização porque:
- as crianças de até 7 anos não passaram por acompanhamento nutricional nos últimos seis meses (feito no posto de saúde);
- as crianças e adolescentes estão com caderneta de vacinação desatualizada;
- as gestantes não passaram por consulta pré-natal;
- as crianças e adolescentes estão frequentando menos de 85% das aulas por mês.
Como fazer a atualização de dados do Bolsa Família?
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal liberou seus funcionários para atualização dos dados do Cadastro Único por busca ativa, isto é, comparecendo até a casa dos beneficiários do Bolsa Família.
Mas, não é em todo país que o processo acontece assim. Por isso, ao ser convocado para atualização é preciso que o titular do benefício:
- Agende o atendimento no CRAS da sua cidade;
- Compareça com documento com foto;
- Atualize todos os dados do Cadastro Único;
- Aguarde a liberação do seu benefício que ficou represado.