Idosos 60+ ganham viagens de ônibus e avião patrocinadas pelo governo; descubra como garantir benefício

Os idosos com 60 anos ou mais agora têm mais motivos para comemorar. Graças a iniciativas do Governo Federal, viagens de ônibus e avião estão mais acessíveis, oferecendo maiores oportunidades de locomoção e lazer para essa faixa etária. 

Idosos 60+ ganham viagens de ônibus e avião patrocinadas pelo
governo; descubra como garantir benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Entenda como funcionam os programas de gratuidade de ônibus com a Carteira do Idoso e as passagens aéreas por R$ 200,00 do programa Voa Brasil. A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a Carteira do Idoso, confira.

Gratuidade de ônibus 

A Carteira do Idoso é um documento que garante a gratuidade em viagens interestaduais de ônibus para pessoas com 60 anos ou mais, cuja renda individual mensal não ultrapasse dois salários mínimos. Esse benefício é uma conquista importante, proporcionando maior mobilidade e acesso a diferentes regiões do país.

A Carteira do Idoso é um documento que favorece o acesso dos idosos a serviços gratuitos ou com desconto em diversos setores. Um dos benefícios da carteira é o acesso facilitado aos serviços de transporte interestadual, garantindo maior mobilidade a eles.

Para solicitar basta acessar o site da Carteira do Idoso, preencher os dados e clicar em avançar. Após, basta concluir o pedido e esperar que a Carteira seja emitida.

Programa Voa Brasil

Já o programa Voa Brasil, é outra iniciativa do Governo que tem o objetivo de facilitar o acesso ao transporte aéreo para idosos. Com esse programa, pessoas com 60 anos ou mais podem comprar passagens aéreas a um preço fixo de R$ 200,00 por trecho.

Podem participar aqueles que são aposentados pelo INSS e que não tenham realizado viagens de avião nos últimos 12 meses. Além disso, também é necessário ser nível prato ou ouro no gov.br.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.