Daqui há seis meses a população brasileira já começa a receber um novo valor de salário mínimo. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem uma expectativa de quanto será o próximo piso salarial do país, atingindo pelo menos 60 milhões de pessoas.
O aumento do salário mínimo acontece todo início do ano, conforme exige a Constituição Federal. Como o próprio nome já diz, a quantia representa o mínimo que pode ser pago aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e recebedores de benefícios trabalhistas.
Cálculo de aumento do salário mínimo para 2025
O cálculo do salário mínimo foi alterado em 2023. Até 2022 o piso era reajustado apenas com base no resultado da inflação do ano anterior, o que não representava ganho real.
O objetivo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao alterar esse cálculo é que o piso fique acima da inflação, e dê poder de compra real aos brasileiros.
O quanto o piso vai crescer de um ano para o outro será definido por meio da soma dos seguintes índices:
- Índice Nacional de Preço dos Consumidores (INPC) dos últimos 12 meses até novembro; +
- Produto interno bruto (PIB) consolidado de dois anos anteriores, que totalizou 2,9% em 2023.
Para chegar ao valor real do piso será preciso aguardar o fim deste ano, quando o INPC de 2024 será de fato confirmado. Por hora são consideradas apenas expectativas.
“Nesses dois anos [de governo] aplicamos 11% de reajuste por mérito no salário e vamos continuar, porque, quando o salário aumenta, o povo vira consumidor. A classe média vai vender mais”, disse o presidente em um discurso no campus Lago do Sino da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
Qual será o novo valor do salário mínimo?
Ainda que o governo federal só trabalhe com expectativas, já foi encaminhado para o Congresso Nacional o valor do salário mínimo de 2025. O governo precisa enviar uma prévia da quantia por meio do PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Os deputados e senadores analisam a quantia que será usada como referência para uma série de pagamentos. Com base nas projeções para o INPC de 2024, a expectativa é de que o piso salarial de 2025 seja de:
- R$ 1.502,94 para o ano de 2025.
Caso o valor seja aprovado ele significaria uma alta de 6,36% na comparação anual, já que hoje o salário mínimo é de R$ 1.412.