No Brasil a pessoa idosa, com mais de 60 anos de vida, tem direito a alguns benefícios especiais. O objetivo é incluir esse público na sociedade, garantindo que eles tenham o mesmo acesso aos serviços públicos e privados que os demais cidadãos brasileiros.
Os auxílios liberados para os idosos fazem parte das políticas públicas. Tanto o governo federal como os municípios precisam ter a preocupação de criar acesso a determinados serviços para esse público. Um dos principais auxílios tem haver com gratuidade.
Auxílio liberado para idosos com mais de 60 anos
O principal auxílio liberado para os idosos é a possibilidade de usar o transporte público de graça, ou o transporte de linhas privadas com desconto de até 50%.
Há ainda a chance de conseguir gratuidade integral para trechos de linhas interestaduais, mas as vagas são acirradas. São apenas dois assentos por trecho com bilhete totalmente gratuito.
As opções são:
- Linhas municipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto, ou carteirinha específica emitida pela empresa de transporte ou prefeitura;
- Linhas intermunicipais: gratuidade garantida com a apresentação de um documento com foto, mas algumas empresas exigem emissão de uma carteirinha específica;
- Linhas interestaduais: dois assentos gratuitos por linha, ou desconto de até 50% no valor da passagem se os assentos já estiverem ocupados. Necessário emitir o bilhete com antecedência de no mínimo 3 horas direto com a companhia.
Como emitir a Carteira do Idoso e garantir benefícios
A Carteira do Idoso pode ser apresentada para conseguir a gratuidade no transporte público. Como possuí a foto do cidadão ela ajuda no reconhecimento.
Além disso, a carteira só pode ser emitida por quem tem rendimento de até dois salários mínimos por mês, e está inscrito no Cadastro Único.
Logo já indica a condição de baixa renda, sendo este um critério para conseguir o assento gratuito nas linhas interestaduais.
A emissão é feita de forma online e funciona da seguinte forma:
- Acesse o site da Carteira do Idoso (carteiraidoso.cidadenia.gov.br);
- Clique em “Emitir carteira”;
- Faça login no Gov.br com CPF e senha;
- Preencha aos dados conforme solicitado;
- O documento ficará disponível com QR Code.