ALERTA VERMELHO! Receita Federal paga restituição do IR por PIX mas pede atualização dos dados de contribuintes

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — A Receita deve pagar cerca de o terceiro lote da restituição do IR na próxima semana. Nesta fase 6,1 milhões de cidadãos receberão os depósitos que poderão ser feitos via PIX. Para garantir o pagamento os contribuintes devem fazer uma atualização de dados, veja como.

ALERTA VERMELHO! Receita Federal paga restituição do IR por PIX mas pede atualização dos dados de contribuintes  (foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

A consulta a mais um lote do IR de 2024 já está disponível para os contribuintes de todo o país. Quem escolheu receber via PIX acabou entrando na lista de prioridade para o pagamento. Mas, para garanti-lo, é necessário fazer uma atualização de dados.

3º lote da restituição do IRPF 2024

Dos RS 8,5 bilhões que serão destinados a esse lote, R$ 529.549.606,98 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo:

  • 14.756 restituições para idosos acima de 80 anos;
  • 95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
  •  9.672 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 34.014 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 5.711.130 restituições serão destinadas a contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Ainda estão incluídos neste lote, 172.719 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. 

Atualização de dados da restituição do IR

  • Os 5.711.130 contribuintes que receberão via PIX devem acessar o sistema e conferir a chave inserida.
  • Caso a chave não esteja correta, ele poderá ter um pouco mais de dificuldade para ter acesso a restituição.
  • Para consultar a lista de restituição, acesse a página da Receita Federal ou utilize o aplicativo oficial. 
  • Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

A especialista do FDR Laura Alvarenga informa sobre o envio de SMS pela Receita Federal.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro. Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas. 📧Contato editorial: jamillepereira@gridmidia.com