Governo divulga data de prova do Concurso Nacional Unificado: falta menos de 1 mês

No próximo mês de agosto acontece a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado. A seleção inédita no país foi adiada após as fortes chuvas atingirem o estado do Rio Grande do Sul. Confira a última novidade anunciada sobre a seleção.

Governo divulga data de prova do Concurso Nacional Unificado: falta menos de 1 mês (Imagem gerada artificialmente via MidJourney pela equipe do FDR)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos vai finalmente aplicar as provas do Concurso Nacional Unificado. Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas participarão da seleção que tem 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As provas deveriam ser aplicadas no dia 5 de maio, mas foram adiadas por causa das fortes chuvas que atingiram o RS. O estado tem 96.592 de pessoas inscritas nessa seleção e que seriam prejudicadas.

Nova data do Concurso Nacional Unificado

  • De acordo com a ministra Ester Dweck, o adiamento aconteceu para a garantia da integridade dos participantes e de todos os envolvidos na seleção, inclusive física.
  • Agora todos os inscritos farão as provas no dia 18 de agosto.
  • No dia 7 de agosto o cartão de confirmação de inscrição com o local de provas estará disponível na  Área do Candidato.
  • Com o adiamento os candidatos ganharam mais tempo para se preparar para as provas.
  • As provas ainda serão aplicadas nos dois turnos, sendo que pela manhã os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). 
  • Já no turno vespertino os portões serão abertos às 13h (horário de Brasília).

Mudança no Concurso Nacional Unificado

  • Inicialmente o MGI informou que os o papel para anotação do gabarito do candidato.
  • Após diversos pedidos dos candidatos, o ministério voltou atrás e os concurseiros poderão levar esses papeis para casa.
  • Com eles será possível conferir os acertos antes mesmo do resultado ser divulgado, através do gabarito oficial.
  • Uma regra importante: a folha de respostas usada pela manhã não pode ser levada em mãos para dentro da sala no período da tarde, ela deve permanecer no envelope fornecido pelos fiscais.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.