Os trabalhadores brasileiros têm motivos para comemorar. A Caixa Econômica anunciou a liberação de um saque especial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida, aguardada com grande expectativa, proporciona um alívio financeiro significativo para milhões de trabalhadores em todo o país.
Os valores do saque especial serão realizados através do lucro do FGTS, referente ao ano de 2023.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.
Quem tem direito?
Todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no FGTS têm direito a receber uma parte do lucro. Isso inclui trabalhadores regidos pela CLT, domésticos, rurais, temporários, avulsos, safreiros e até mesmo atletas profissionais.
Quanto você vai receber?
Para saber o valor exato que você receberá, é preciso considerar o saldo da sua conta em 31 de dezembro de 2023 e o percentual de distribuição que será definido pelo Conselho Curador do FGTS até o dia 6 de agosto. E, vale lembrar que a rentabilidade do FGTS em 2023 foi de 8,4748%, superior à poupança e ao IPCA.
Quando o dinheiro estará disponível?
A Caixa Econômica tem até 31 de agosto para creditar o valor do lucro na conta dos trabalhadores. Assim, você poderá verificar o valor creditado e acompanhar o histórico de rendimentos no aplicativo FGTS ou no site da Caixa.
Vale lembrar que o valor a ser recebido é proporcional ao saldo que você tinha em sua conta no FGTS no final de 2023. Ou seja, quanto maior o saldo, maior será o valor do lucro. Você pode acessar o aplicativo FGTS para verificar se o dinheiro já está em conta.
O que é o FGTS?
Criado em 1966, o FGTS é um benefício trabalhista destinado a proteger os trabalhadores demitidos sem justa causa. Todo empregador deve depositar mensalmente 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Esses valores são mantidos em contas individuais na Caixa Econômica.