O Ministério da Educação iniciou as inscrições para o Prouni 2024 do segundo semestre. Nesta seleção os estudantes vão concorrer a 243.850 bolsas de estudos integrais ou parciais. O FDR te apresenta agora as principais informações sobre o Programa Universidade para Todos.
Todos os anos o MEC realiza duas seleções do Programa Universidade para Todos. A partir delas os estudantes podem ingressar no ensino superior em instituições privadas de todo o país. Nesta segunda edição de 2024 são oferecidas 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%).
Ao todo, os estudantes podem escolher entre 367 cursos de 901 instituições privadas. Lembrando que as escolhas podem ser para qualquer instituição, não há obrigação de se inscrever apenas para as do seu estado.
Quem pode participar do PROUNI?
O primeiro passo para concorrer às bolsas é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, de 2022 ou 2023. Obtida nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das situações abaixo:
- Ter cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência; e
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia. Pelas regras, o limite de renda não é aplicado aos professores.
Para os demais é necessário ter renda familiar mensal de até 1,5 salário por pessoa, critério para a bolsa integral. Ou renda familiar mensal de até 3 salário mínimos, para a bolsa parcial.
Prouni 2024
Cada estudante pode escolher duas opções de curso, segundo a sua ordem de prioridade. É possível selecionar cursos de áreas diversas e até em diferentes localidades, por exemplo, um curso na Bahia e outro em Minas Gerais.
Antes de iniciar a inscrição o estudante pode fazer a consulta de vagas, momento em que confere os cursos, instituições, turnos disponíveis.
Passo a passo da inscrição no Prouni
As inscrições são feitas apenas pelo Portal Acesso Único, inscrições feitas em qualquer outro site não serão consideradas e podem te fazer cair em um golpe. Veja os passos para se inscrever:
- Clique em “Inscreva-se”;
- O usuário será direcionado ao sistema SisProuni e poderá fazer o login usando a sua conta Gov.br ou criar um;
- Após inserir o número do CPF e senha a página do programa será carregada;
- As notas do ENEM serão carregadas e validadas na seleção, apenas as notas de 2022 e 2023 são aceitas;
- Preencha os dados cadastrais informando e-mail e telefone de contato válidos;
- Confira a documentação exigida e confirme que está de acordo;
- Em seguida é hora de responder ao questionário referente a informações sobre raça/cor; se é pessoa com deficiência; e escolaridade;
- Após isso é só marcar a declaração de confirmação dos dados declarados;
- Na próxima etapa é hora de inserir as informações do grupo familiar;
- E na última, ele poderá escolher o curso a que pretende concorrer;
- Após confirmar a sua inscrição ele poderá acompanhá-la durante todo o período de inscrições, sendo possível trocar de curso.
Cronograma do Prouni 2024.2
- Inscrições – 23 a 26 de julho.
- Resultado 1ª chamada – 31 de julho.
- Resultado 2ª chamada – 20 de agosto.
- Manifestação de interesse na lista de espera – 9 a 10 de setembro.
- Resultado da lista de espera – 13 de setembro
A especialista do FDR Lila Cunha explica sobre as inscrições no Prouni 2025.