Atenção, estudante: as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram iniciadas nesta terça-feira (23). Mais de 400 mil brasileiros ingressaram e desenvolveram uma carreira profissional em instituições de ensino superior privadas com o projeto. Veja como se inscrever.
O programa é uma chance para os jovens que vieram do ensino público, que foram bolsistas ou não em escolas particulares de ingressarem no ensino superior. Para se inscrever, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 ou 2023.
Segundo a especialista Lila Cunha, o processo seletivo é feito a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesta matéria, ela explica como funciona a nota de corte do ProUni e quais são os cursos mais fáceis e difíceis deste ano.
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para participar do processo seletivo, é preciso cumprir alguns pré-requisitos do Ministério de Educação. Veja quais são:
-
Não ter feito o Enem na condição de treineiro;
-
Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
-
Ter cursado todo o ensino médio com bolsa integral em instituição privada;
-
Ter estudado parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos;
-
Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
-
Renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo para bolsas integrais;
-
Renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos para bolsa parcial.
Como se inscrever no ProUni?
Para se inscrever no processo seletivo, é necessário: usar a nota do Enem das edições de 2022 ou 2023, ter uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas e não ter zerado a redação.
A inscrição deve ser feita pelo Portal Único de Acesso. Os candidatos devem estar registrados no login único do governo federal e possuir conta no gov.br.
Os candidatos podem escolher até duas instituições de ensino, listando suas preferências quanto ao local, curso, turno de estudo, tipo de bolsa (parcial ou integral) e modalidade de concorrência.
O resultado será divulgado no dia 31 de julho.