Foi descoberto um golpe que está sendo aplicado a quem solicita o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Os criminosos estão extorquindo os idosos e pessoas com deficiência que vivem em situação de pobreza, mas foram descobertos neste crime.
Depois de se inscreverem no Cadastro Único o passo seguinte para receber o BPC é encaminhar o pedido ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O processo até a aceitação vai depender de perícia médica e avaliação social, mas todas as etapas são totalmente gratuitas.
Golpe pede dinheiro de quem solicita o BPC
Foi descoberto pelo INSS que criminosos estão entrando em contato com os cidadãos que solicitaram o BPC, fingindo serem representantes do Instituto. Ao apresentarem um falso documento aos cidadãos, eles exigem até R$ 400 para liberar o benefício.
O contato tem sido feito por ligação, mensagem de texto ou e-mail, e os golpistas chegam a falsificar documentos em busca de tornar o golpe ainda mais difícil de ser identificado.
Muitas vezes esses criminosos se deparam com pessoas que estão há meses tentando a aprovação do seu BPC, e que por consequência se tornam vítimas fáceis.
Ao prometer que o benefício será liberado mediante ao pagamento de um taxa, que na verdade é falsa, os bandidos roubam dinheiro dessas pessoas.
O que fazer para não cair em golpes?
O primeiro passo para não cair em golpes é entender como funciona o benefício que está solicitando, neste caso o BPC. O INSS não aprova o auxílio sem que a pessoa que solicitou esteja dentro das regras de renda de até 1/4 do salário mínimo.
Além disso, não é possível conseguir aprovação sem passar por perícia médica no caso de quem tem deficiência. Também é importante entender que:
- O INSS nunca cobra taxa para solicitação de benefícios, aprovação do mesmo ou liberação de parcelas;
- Não aceite mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas;
- Não clique em links enviados via mensagem por quem você não conhece;
- Nunca passe senhas pessoais a ninguém;
- Em caso de dúvidas entre em contato com o INSS pelo número 135.