Iniciada há uma semana, a greve do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não tem previsão para acabar. Pensando em não impactar no serviço oferecido aos beneficiários, o órgão divulgou um passo a passo para resolver os problemas de forma online. Veja como solicitar o atendimento pelo site ou aplicativo.
No anúncio, o INSS informou que mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site e aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Segundo Lila Cunha, especialista do FDR, de um total de 1.306 agências de atendimento presencial, pelo menos 100 estão fechadas. Deste número, 15 se encontram no estado de São Paulo.
A greve do INSS tem previsão para acabar?
Ainda não. Porém, nesta quarta-feira (24), os servidores devem se reunir com o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, para conversar sobre a reivindicação da categoria pelo reajuste salarial de 33% até 2026.
Melhores condições de trabalho e valorização dos técnicos do seguro social também estão na agenda de solicitação dos funcionários.
Como usar as plataformas do INSS durante a greve?
Para os que necessitam do atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença, a indicação é usar o Atesmed. Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o beneficiário também pode solicitar a mudança do agendamento de perícia pelo mesmo serviço. Confira aqui como utilizar a plataforma.
Veja como fazer login no App do Meu INSS:
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Após instalar o aplicativo Meu INSS no celular, aperte a opção “Entrar com gov.br”;
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Digite o seu CPF e aperte “Continuar”;
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Em seguida, digite a senha e aperte “Entrar”.
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Na tela principal aparecerá os principais serviços. Para buscar um serviço específico, digite o nome na barra de busca “Do que você precisa?”.
Uma lista de benefícios que podem ser solicitados pelo portal/app foi disponibilizada pelo FDR.