O governo federal possuí um programa de distribuição de internet gratuita. Por meio dele, os alunos de baixa renda que não têm acesso a rede móvel recebem um chip onde poderão navegar sem limite de dados. A ideia é promover a inclusão digital para vida dessas crianças.
O programa de internet gratuita foi chamado de Internet Brasil, e surgiu da idealização do Ministério das Comunicações junto com o Ministério da Educação. A meta até o final de 2024 é de que sejam distribuidos 770 mil chips de banda larga móvel.
Quem pode conseguir internet gratuita?
Por essa medida do governo apenas um grupo restrito pode conseguir se beneficiar. Não existe outro programa que dá direito a desconto ou acesso totalmente gratuito a banda larga móvel, ou rede WiFi para famílias pobres.
O Internet Brasil visa oferecer chips neutros, ou seja, que podem ser vinculados a uma operadora para dar linha de telefone (fazer ligação). Vão receber:
- Alunos matriculados na rede pública de ensino (inicialmente ensino fundamental II e ensino médio);
- Alunos que pertencem a famílias inscritas no Cadastro Único.
Em abril deste ano foram liberados 10 mil chips para a região Nordeste do país, podendo se conectar à rede 3G e 4G mais conveniente em cada região.
Como pedir o chip de banda larga móvel do governo?
Não existe um canal para pedir especificamente pelo chip de internet móvel. Assim que o programa Internet Brasil for avançando pelos estados, o cruzamento de dados do Ministério da Educação com as secretarias de escola vai listar quem tem direito ao benefício.
A retirada do chip acontece na escola, e deve ser feita por um responsável pelo jovem. Vale lembrar que o governo libera apenas o chip com internet que será usada por dados móveis, se quiser linha para ligação é preciso vincular o chip a uma operadora e fazer recarga.