O governo federal já trabalha com as primeiras projeções sobre o salário mínimo 2025. Embora demore pouco mais de cinco meses para a chegada de um novo ano, o governo precisa ter uma previsão de valor que vai interferir na vida de milhões de trabalhadores.
Em 2023 o governo federal alterou o cálculo do salário mínimo para aumentar o piso acima da inflação, e assim garantir poder de compra aos brasileiros.
No caso do salário mínimo 2025 o poder público ainda trabalha em cima de projeções, a confirmação virá apenas no fim de dezembro.
Qual será o valor do salário mínimo 2025?
O novo valor do salário mínimo passa a valer em 1 de janeiro de 2025, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar a lei sancionando a quantia.
No entanto, a equipe econômica do governo federal já enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, em que consta para o salário mínimo 2025:
- R$ 1.502,94 para o ano de 2025.
A quantia significaria uma alta de 6,36% na comparação anual, já que hoje o salário mínimo é de R$ 1.412.
Para chegar ao índice de reajuste será preciso aguardar o resultado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro a novembro de 2024, que será somado ao Produto interno bruto (PIB) consolidado de dois anos anteriores, que totalizou 2,9% em 2023.
O que muda na vida dos trabalhadores com o salário mínimo 2025?
A partir da alteração do salário mínimo 2025 a remuneração dos trabalhadores brasileiros tende a mudar. Conforme prevê a legislação o piso vai impactar em:
- Mínimo a ser pago para o trabalho com carteira assinada de 8 horas diárias;
- Mínimo a ser pago no seguro-desemprego;
- Mínimo a ser pago em aposentadorias e benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- Máximo a ser pago no BPC (Benefício de Prestação Continuada), e PIS/PASEP.