Há seis meses do fim de 2024 já começam a ser divulgadas as novidades sobre o valor do salário mínimo de 2025. A quantia é definida pelo governo federal, mas impacta a vida de trabalhadores, aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios trabalhistas.
Em abril deste ano a equipe do governo federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. Nele constam os possíveis gastos públicos para o próximo ano, e qual deve ser o valor do salário mínimo adotado em todo país.
Qual o novo valor do salário mínimo para 2025?
O novo valor do salário mínimo passa a valer em 1 de janeiro de 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve publicar um decreto sancionando a quantia no dia 1º, ou antes mesmo disso.
A partir disso, todos que recebem um salário mínimo como pagamento terão acesso a quantia reajustada. É comum, porém, que os trabalhadores tenham acesso ao novo valor apenas em fevereiro, considerando o que foi trabalhado em janeiro.
A expectativa que consta no PLDO de 2025 é de que o valor do piso salarial chegue a:
- R$ 1.502,94 para o ano de 2025.
Caso o valor seja aprovado ele significaria uma alta de 6,36% na comparação anual, já que hoje o salário mínimo é de R$ 1.412.
Como é calculado o valor do salário mínimo em 2025?
O cálculo do salário mínimo foi alterado em 2023, quando o governo Lula passou a adotar outro valor além da inflação do ano anterior. O objetivo é que o piso fique acima da inflação e dê poder de compra real aos brasileiros.
O índice de reajuste do salário mínimo, ou seja, o quanto o piso vai crescer de um ano para o outro é definido por:
- Índice Nacional de Preço dos Consumidores (INPC) dos últimos 12 meses até novembro; +
- Produto interno bruto (PIB) consolidado de dois anos anteriores, que totalizou 2,9% em 2023.
Para chegar ao valor real do piso será preciso aguardar o fim do ano, quando o INPC de 2024 será de fato confirmado. Por hora são consideradas apenas expectativas.