Aposentadoria permanente sem contribuir para o INSS vira realidade para brasileiros; veja como garantir seu benefício

Aposentar-se sem contribuir para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sempre foi um sonho distante para muitos brasileiros. No entanto, novas possibilidades surgem abrindo portas para a conquista de uma renda vitalícia mesmo sem ter realizado as contribuições previdenciárias tradicionais.

Aposentadoria permanente sem contribuir para o INSS vira realidade para
brasileiros; veja como garantir seu benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Isso pode acontecer através da aposentadoria por invalidez, também conhecida como Benefício por Incapacidade Permanente, utilizada por pessoas que apresentem alguma condição que as impossibilite de trabalhar.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a aposentadoria, confira.

Requisitos para aposentadoria por invalidez

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, os contribuintes devem atender a critérios específicos estabelecidos pelo INSS:

  • Contribuição ao INSS: é necessário ter contribuído para o INSS ou ter algum outro vínculo com a Previdência Social. Essa contribuição pode ser comprovada através do histórico de pagamentos ao Instituto;
  • Incapacidade comprovada: o solicitante deve comprovar sua incapacidade através de uma perícia médica realizada pelo INSS. Essa avaliação médica detalhada determina se a condição de saúde impede completamente o trabalho;
  • Cumprimento da carência: é exigido um período mínimo de contribuições para ter direito ao benefício. Geralmente, o segurado deve ter contribuído por pelo menos 12 meses, a menos que a incapacidade seja causada por uma das doenças graves previamente listadas pelo INSS.

Como solicitar a aposentadoria por invalidez?

Para realizar a solicitação da aposentadoria por invalidez é necessário realizar o agendamento da perícia médica através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ ou pelo telefone 135. Nessa perícia, o médico vai fazer a avaliação da sua condição de saúde e emitir um parecer da capacidade de trabalho.

Para este momento, é importante levar documentos pessoais, histórico médico, laudos e exames que comprovem a condição de saúde. Se a incapacidade for comprovada, o beneficiário terá direito à aposentadoria.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.