Uma notícia animadora para os mais de 6,5 milhões de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada): o Governo Federal anunciou um aumento no valor do benefício, além de facilitar o acesso aos recursos através do Pix. As mudanças, que entram em vigor em breve, tem o objetivo de garantir maior dignidade e qualidade de vida para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o benefício.
O BPC é um direito garantido por lei a pessoas com mais de 65 anos e com deficiência que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do BPC é garantir a proteção social e a promoção da inclusão dessa população, com uma renda mínima mensal de um salário mínimo nacional, atualmente no valor de R$ 1.412,00.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o BPC, confira.
Novidades do BPC
Agora, é possível realizar saques via PIX, garantindo a agilidade e praticidade para os beneficiários receberem o valor dos seus benefícios, além de garantir a segurança e a inclusão financeira.
Além das novas facilidades de saque, os beneficiários do BPC terão um aumento no valor do benefício a partir de 2025, o valor do benefício seguirá o mesmo do salário mínimo vigente, que passará por reajuste.
Critérios para receber BPC
Para ter direito ao BPC, além dos requisitos de idade ou deficiência e renda familiar, é necessário também:
- Não estar recebendo outro benefício previdenciário ou assistencial que cubra suas necessidades básicas;
- Não estar preso ou detido;
- Não ter patrimônio superior a R$ 300.000,00;
- Residir no território nacional.
Como solicitar o BPC?
Atendendo a esses critérios, será possível realizar a solicitação do benefício através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’. Para isso, basta acessar um dos formatos, clicar em ‘Novo pedido’, procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções.
Após solicitar o BPC, a pessoa pode consultar o benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’. Basta fazer o login e clicar em ‘Meus benefícios’. Através do aplicativo ainda é possível acompanhar o progresso das solicitações; agendar avaliações médicas e enviar e receber documentos.
Também é possível fazer a consulta do benefício por telefone com uma ligação gratuita para a Central 135 ou pelo site da previdência, basta informar a numeração do CPF.