Inscritos no CadÚnico ganham nova oportunidade autorizada por Lula para ter mais dinheiro na conta

Programa vai conceder cashback para a população de baixa renda de todo o país. A medida foi aprovada nesta semana e já pode começar a valer em breve. Entenda o que é esse cashback de impostos e como aproveitá-lo.

Inscritos no CadÚnico ganham nova oportunidade autorizada por Lula para ter mais dinheiro na conta (Foto:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Reforma Tributária deve impactar os brasileiros de diversas formas. Uma delas deve ser o cashback de impostos, voltado às famílias de baixa renda. Nesse sistema as famílias terão uma devolução de 50% a 100% do valor gasto com o pagamento de contas.

Devolução de impostos para a população

  • A intenção é devolver a essas famílias o valor gasto com energia elétrica, água e esgoto e gás natural. 
  • Com essa ação os inscritos no Cadastro Único poderão receber todo o valor pago em Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
  • Sobre o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) a devolução deve ser de 20% do valor gasto.
  • O IBS terá uma devolução menor porque é um imposto estadual e municipal, caberá a essas autarquias definir se haverá ou não ampliação do percentual a ser devolvido.
  • O relatório foi assinado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), nomeado relator-geral do texto.
  • Outra boa notícia é o cashback de 100% do CBS sobre o gás de cozinha, ou seja, os cidadãos receberão todo o imposto pago sobre o item.

Cashback em compras

  • O texto também prevê o cashback em qualquer compra, desde que os itens comprados não tenham incidência do imposto seletivo.
  • Nesse caso, a devolução é de 20% para CBS e IBS.
  • O cashback é a devolução de parte do valor gasto com uma compra. Essa é uma prática bastante interessante que vem sendo feita por bancos, como o Nubank, e lojas em todo o país.

Quer economizar na conta de luz? A especialista do FDR Lila Cunha apresenta uma solução para te ajudar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.