O governo federal anunciou a previsão de corte de R$ 25,9 bilhões de gastos para o próximo ano. Com isso, quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família passou a se preocupar com a possibilidade de corte no seu auxílio. É possível consultar se continua no programa.
No próximo dia 22 de julho será apresentado um relatório de despesas para o próximo ano. Como já adiantaram os ministros da Fazenda e do Planejamento e Orçamento, será incluso nesse relatório os cortes em benefícios sociais. O Bolsa Família deve entrar nesta medida.
Quem pode ser cortado do Bolsa Família?
Na verdade, mensalmente o governo federal faz o cruzamento de dados entre o Cadastro Único e as outras bases do governo. Caso sejam encontradas divergências em informações, ou descumprimento das regras de condicionalidades, o Bolsa Família será cortado.
Para chegar a esse resultado extremo, onde a família perde o acesso ao benefício é preciso:
- Crianças e jovens em idade escolar estarem frequentado menos de 80% das aulas por mês;
- Crianças com até 7 anos de idade não passarem pelo acompanhamento nutricional uma vez por semestre (feito no posto de saúde, onde mede-se peso e altura);
- Gestantes que não estão fazendo pré-natal;
- Famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa;
- Apresentar divergência de dados no Cadastro Único;
- Estar com Cadastro Único desatualizado há mais de dois anos.
Pela Regra de Proteção, mesmo que a renda da família fique acima de R$ 218 por mês eles podem ser mantidos no programa por dois anos. Eu explico sobre isso nesta matéria.
Como consultar o pagamento do Bolsa Família?
Para verificar se foi mantido o seu cadastro no pagamento do Bolsa Família de julho, por exemplo, basta que o titular use os canais remotos.
- App Bolsa Família – basta fazer login pelo CPF;
- App Caixa Tem – clicando na opção “Bolsa Família” e selecionando “Consultar saldo”;
- Ligando para a Caixa – telefone 111;
- Ligando para o Ministério do Desenvolvimento Social – telefone 121.