Clientes de grande rede de bancos ficam na mão após anuncio de fechamento de 128 agências

O Banco confirmou o fechamento de agências em diversas localidades preocupando a população. Um clima de tensão se formou entre os funcionários quanto ao futuro profissional, entenda melhor o que está acontecendo e como você poderá ser afetado.

Clientes de grande rede de bancos ficam na mão após anúncio de fechamento de 128 agências (Imagem: FDR) 

O Sindicato dos Bancários confirmou o fechamento de 128 agências de atendimento presencial de um único banco. Alguns boatos sobre o encerramento dessas atividades já circulavam entre os bancários. Após reunião do Sindicato com representantes do banco veio a conformação.

A notícia pega muita gente de surpresa, principalmente os funcionários, que passaram a temer o futuro incerto.

Fechamento de agências bancárias

O banco em questão é a Caixa Econômica Federal.

  • A reunião aconteceu no dia 25 de junho e trouxe algumas respostas para os bancários e para a população.
  • De acordo com a Caixa, os serviços do banco serão transferidos para o meio digital.
  • Para os colaboradores o banco garante que não haverá redução da remuneração ou perda da função.
  • No geral, a intenção da Caixa é transferir os trabalhadores para as agências digitais.
  • Caso o profissional não queira essa transferência ele será realocado em agências presenciais próximas à localização da agência anterior, para evitar um maior deslocamento.
  • Essa realocação das agências presenciais será obrigatória para os cargos de caixa, tesoureiro, avaliador de penhor e gerente PJ.
  • Ainda não há informações sobre onde serão instaladas essas agências digitais e qual será o modelo exato de trabalho nelas.

“Levantamos essa preocupação, pois as agências digitais que existem hoje passaram por processos de tentativa e erro quanto à estrutura e formato de medição de trabalho, o que até hoje não está redondo. Há agências em locais insalubres e há reclamações quanto à métrica de mensuração, e nós cobramos que esse processo resolva situações como essa, pois há o risco de se agravarem”, explicou a diretora a Apcef/SP, Vivian Sá.

A especialista do FDR Lila Cunha explica mais sobre o horário de pagamento do Seguro-Desemprego, clique aqui e confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.