Antes mesmo de prestar o vestibular é comum que o candidato procure saber quanto precisa tirar no Enem para passar em medicina. Isso porque, esse é o curso mais disputado nas universidades públicas e privadas, devido ao alto custo da mensalidade.
As principais universidades do país usam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como método de seleção dos seus alunos. Inclusive para oferecer vagas gratuitas ou bolsas de estudos para o curso de medicina, um dos mais concorridos atualmente.
A partir da nota de corte, que é o mínimo a ser conquistado para conseguir a classificação, é que o candidato tem ideia do quanto precisa tirar no Enem para passar em medicina. As universidades disponibilizam a nota de corte das últimas edições dos processos seletivos.
E não basta ter ido bem em ciências humanas e biológicas, isso porque a nota final do Enem que será usada para inscrição nos processos seletivos vai considerar a média com base no desempenho em todas as áreas.
Como calcular a nota do Enem?
A nota do Enem vai ser calculada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de diferentes formas para a prova objetiva e para redação.
- Prova objetiva: usa-se o método da Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde cada questão tem um nível de dificuldade. A nota é calculada com base na coerência dos acertos, quer dizer, não adianta acertar as questões mais difíceis, mas errar aquelas consideradas fáceis;
- Redação: na redação haverão dois corretores que darão uma nota de 0 a 200 pontos para cinco competências analisadas. As notas dos dois serão somadas e obtém-se a média;
- Nota final: a nota final é o resultado da soma dos pontos obtidos em cada uma das quatro áres de conhecimento da prova objetiva, mais a redação, dividida por cinco. Ou seja, e média das cinco provas.
O resultado da nota do Enem será publicado no início do ano seguinte a realização da prova, em janeiro. Para consultar basta acessar a mesma página onde foi feita a inscrição.
Quanto precisa tirar no Enem para passar em medicina em 2025?
Depende! Se quer saber quanto precisa tirar no Enem para passar em medicina em 2025 o primeiro passo é entender: onde você quer estudar? em que turno? qual método de seleção a universidade usa?.
A partir dessas respostas o estudante vai conseguir visualizar melhor qual o desempenho necessário para a vaga almejada. No SISU (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, as notas exigidas são maiores que no ProUni (Programa Universidade para Todos).
Isso porque, o SISU seleciona para vagas em universidades públicas estaduais e federais, e o ProUni dá bolsa de estudo de 50% a 100% em instituições privadas.
Abaixo, o blog Descomplica listou as notas de corte nas principais universidades a depender do programa.
Menores notas SiSU
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – 766,70;
- Universidade Federal de Roraima (UFRR) – 776,20;
- Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – 777,96;
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – 780,60;
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 781,82.
Maiores notas SiSU
- Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – 918,34;
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – 911,64;
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Caicó (RN) – 910,55;
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 900,22;
- Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – 896,91.
Menores notas ProUni
- Universidade Do Oeste Paulista – 517,02;
- Faculdade Campo Real – 549,38;
- Centro Universitário De Jaguariúna – 563,90;
- Faculdade De Pato Branco – 569,94;
- Universidade Paulista – 575,84.
Maiores notas ProUni
- Pontifícia Universidade Católica De Campinas – 786,04;
- Faculdade De Ciências Médicas E Da Saúde De Juiz De Fora – 777,60;
- Universidade Vila Velha – 777,00;
- Faculdade Metropolitana Da Amazônia – 774,74;
- Universidade Tiradentes – 772,90.
Como funciona a nota de corte
A nota de corte é a nota mínima necessária para conseguir a vaga no curso, universidade e turno que o candidato se inscreveu.
Essa nota vai sendo alterada conforme novas inscrições vão sendo registradas. Isso é, quanto mais concorrida fica a vaga maior será a sua nota de corte.
Em outras palavras, quanto mais concorrida a vaga mais alta deve ser a nota conquistada no Enem para conseguir a classificação.
Como usar a nota do Enem para cursar medicina
Depois de descobrir quanto precisa tirar no Enem para passar em medicina em 2025, vale a pena saber como o seu desempenho no Exame pode ser usado ao seu favor. A nota será usada em seleções como:
- Programas do governo federal:
- SISU – universidades públicas;
- ProUni – universidades privadas;
- FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) – universidades privadas.
- Programas da própria universidade:
- vestibular que usa a nota do Enem;
- liberação de bolsas de estudo.